Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 16 de agosto de 2015

Estudo revela que homens enxergam mulheres líderes como uma ameaça à masculinidade

REDAÇÃO EM 

Você tem confiança de sobra, é uma excelente profissional, tem experiência no que faz, mas nunca consegue aquela promoção para coordenar a equipe no lugar em que trabalha. Provavelmente já passou pela sua cabeça a ideia de que os homens se intimidam com uma mulher com estas características, mas agora, uma pesquisa recente parece ter conseguido comprovar esta realidade. As informações são do site M de Mulher.

Um estudo realizado pela Society of Personality and Social Psychology revelou que homens se sentem diminuídos frente a mulheres em posições de liderança. A pesquisa que foi realizada em uma parceria entre Itália e EUA foi dividida em três etapas.

Num primeiro momento, foi simulada uma entrevista de emprego com 76 homens e mulheres por e-mail. Alguns foram entrevistados por mulheres e outros por homens. Frente à entrevistadora mulher, os homens foram menos ousados na pretensão salarial. Dentre as mulheres entrevistadas, não se notou variação significativa no comportamento.

Na segunda etapa, 68 homens simularam uma divisão de bônus entre colegas de trabalho. Os homens teriam que decidir a porcentagem que eles próprios e os colegas mereceriam receber. Os perfis dos colegas eram: um homem em posição equivalente a do entrevistado, uma mulher em posição equivalente, um homem líder e uma mulher líder.

Os pesquisados cederam quantias maiores na divisão do bônus para colegas do sexo masculino. Caso o colega fosse uma mulher em posição de liderança, a fatia do bônus cedida a elas era ainda menor do que se estivessem num cargo equivalente ao do pesquisado.

A última parte do estudo contou com 370 homens e mulheres foram apresentados a colegas em posição de liderança e com personalidades distintas: ambicioso ou apenas dedicado. Resultado: os casos em que os personagens fictícios receberam as menores quantias envolviam entrevistados homens lidando com colegas ambiciosas do sexo feminino. Segundo os especialistas que realizaram o estudo, esse comportamento é típico de homens que tentam proteger sua masculinidade.

Os pesquisadores concluíram que a reação dos homens é mais tranquila quando colocados à frente de um chefe homem ou de uma mulher trabalhando em cargos pouco expressivos, mas há uma dificuldade em lidar com líderes do sexo feminino. Frente à ambição feminina notou-se uma relutância e uma agressividade muito maior por parte dos homens.

Não é coincidência, portanto, os dados que a Organização Internacional do Trabalho divulgou em janeiro deste ano. Apenas 5% dos postos de chefia de empresas e de CEO são ocupados por mulheres no mundo todo. No entanto, o próprio levantamento revelou também que há uma ligação entre a liderança feminina e o bom desempenho de uma companhia.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário