Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 22 de agosto de 2015

Pesquisadora de CEPID recebe o prêmio ISI Jan Tinbergen Award 2015

11 de agosto de 2015

Katiane Conceição ao lado de Ajmery Jaman (esquerda), Pedro Luis do Nascimento Silva ( presidente do ISI) e Arun Kamar Kuchibhotla (direita)(foto: CeMEAI)
Agência FAPESP – A pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) Katiane Conceição, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), recebeu no dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, o prêmio ISI Jan Tinbergen Award 2015. O CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
Entregue durante o 60° Congresso Mundial de Estatística, o prêmio destaca jovens estatísticos nascidos a partir de 1983, e teve inscritos de 137 países. Também foram premiados os indianos Ajmery Jaman e Arun Kamar Kuchibhotla.
Conceição apresentou o artigo Zero Modified Models for Count Data, sobre um modelo estatístico inovador, que não leva em conta a discrepância na frequência de observações zero que aparecem em uma determinada amostra.
O modelo estatístico tem várias áreas de aplicações. Pode ser usado para identificar o número efetivo de casos de leptospirose em diferentes cidades ou para analisar a quantidade de canhotos em salas de aula. Ou ainda em atividades esportivas, como o futebol.
Conceição é graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob orientação de Francisco Louzada, coordenador de Transferência Tecnológica do CeMEAI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário