Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 14 de agosto de 2016

Mais de metade das brasileiras abandonarão os esportes até o fim da puberdade

Pesquisa revela que jovens sentem que não há espaço para elas no esporte

08/08/2016 / POR ISABELA MOREIRA

Esporte não é coisa de mulher. Pelo menos é assim que se sentem as jovens brasileiras: segundo a Pesquisa de Confiança e Puberdade realizada pela marca de absorventes Always, mais da metade das brasileiras deixa de praticar esportes até o fim da puberdade.

A sociedade tem uma boa parcela de culpa nisso. De acordo com o levantamento, que ouviu mais de mil garotas, sete entre dez que abandonam os esportes o fazem porque sentem que não é o lugar para elas, e 74% delas afirmam que não se sentem incentivadas à prática esportiva. “Existe uma crença de que as meninas possuem um desempenho inferior ao dos meninos no esporte”, aponta a psicóloga Patrícia Alencar, que participou do estudo, em entrevista à GALILEU. Esse tipo de mito faz com que partidas disputadas por mulheres não recebem tanta atenção e que eventos como a Copa do Mundo de Futebol Feminino, por exemplo, não são exibidos mundialmente como acontece com o futebol masculino.

A pesquisa mostra que praticar esportes aumenta a autoconfiança das meninas e as incentiva a trabalhar em equipe. “A adolescência é uma fase cheia de mudanças, em que buscamos meios de fortalecer nossa autoestima e autoconfiança”, explica Alencar. “É por isso que a participação nos esportes é tão importante neste momento da vida.” De acordo com o estudo, garotas que praticam esportes têm duas vezes mais chances de se sentirem confiantes em relação àquelas que não participam de nenhuma atividade. Ao destacar atletas mulheres e dar atenção para as competições esportivas femininas, a sociedade proporciona às meninas a oportunidade de verem que o lugar delas é onde elas quiserem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário