Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A nova geração de mulheres da Arábia Saudita promete subverter as regras conservadoras do país

Um clipe recém divulgado nas redes mostra como as meninas sauditas pretendem encarar as regras ultraconservadoras do país. “Os homens podem ser extintos, eles causam doenças psiquiátricas”, diz a letra da canção

06.01.2017 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

Em um país onde as mulheres são proibidas de dirigir e só conquistaram o direito a andar de bicicleta em 2013, um clipe estrelado por uma nova geração de meninas vem agitando as tradições conservadoras na Arábia Saudita.

A gravação, que viralizou nas redes sociais e já foi vista mais de 2,5 milhões de vezes, mostra um grupo de amigas vestidas de burca andando de patins, jogando basquete e se divertindo numa explícita subversão dos valores ainda propagados pela cultura local. E por baixo dos trajes pretos, vestidos coloridos roubam a cena.

Com o título “Hwages”, que pode ser traduzido como “preocupações”, a música conta ainda com uma letra carregada de mensagens políticas e sociais bastante revolucionárias.  “Os homens podem ser extintos, eles causam doenças psiquiátricas”, diz. Por isso ganhou o centro do debate e também das celebrações de um local ultraconservador.



A direção assinada por Majed al-Esa, da produtora saudita 8ies Studios, mostra ainda de maneira irônica uma falsa conferência intitulada “Casa dos Homens” presidida por um simulacro de Donald Trump, onde o que se vê é a ausência de mulheres na plateia.

Diante de tanta repercussão, o jornal local Al-Bilad disse que o vídeo prova que “a nova geração de mulheres é diferente da do passado”. E o grupo vem sendo chamado de as novas Pussy Riot’s, grupo punk feminista russo conhecido por organizar flash mobs de provocação política no começo da década.

A canção foi inclusive compartilhada e elogiada por Amera al-Taweel, de 33 anos, ex-esposa do proeminente príncipe saudita Al-Waleed bin Talal.

Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário