Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 31 de março de 2019

Álcool: o que você precisa saber sobre excessos e redução de danos

Sexta-feira, 29 de março de 2019
Nesta sexta-feira, temos mais um episódio do programa do Justificando “Que Droga é Essa”, o quinto da série. Continuamos a discussão sobre o álcool, uma das drogas mais aceitas e controversas da humanidade. Entenda mais com o psicólogo e redutor de danos Gabriel Pedroza.

Aqui, já falamos sobre maconha, uma das drogas mais utilizadas e que as pessoas têm mais dúvidas sobre o tema. O primeiro episódio, intitulado “Explicando o que é droga para os seus pais” traz as definições acerca do que é uma droga, quais são os seus tipos, o que está por trás da criminalização de algumas e outros tópicos. O segundo episódio fala sobre redução de danos, que é o que tem de mais novo e eficaz no mundo quando lidamos com as questões políticas envolvendo drogas. Também já falamos sobre a história do proibicionismo e suas consequências: tráfico e violência.
A iniciativa é um projeto do Justificando, cuja missão é ampliar o engajamento da população no debate e conscientização sobre o uso de drogas e políticas públicas, com uma narrativa antiproibicionista, pautada em estudos e ciência, contrastando com o usual sensacionalismo moralista da mídia convencional.
A série teve como uma das referências o sucesso holandês DrugsLab, mas diferentemente da gringa, a brasileira conta com uma densidade de conteúdo maior, servindo de material para leigos e estudiosos. Nessa primeira temporada, com 10 episódios, mergulhamos na história das substâncias mais utilizadas pela população, trazendo informações sobre suas descobertas, aplicações, efeitos, riscos e estratégias de cuidado.
Gabriel Pedroza, apresentador e roteirista da série, é psicólogo e trabalha diretamente com redução de danos. Foi também tutor de cursos EAD sobre drogas na USP voltados para operadores do direito como policiais, escrivães, advogados, entre outros.
Do ponto de vista da Redução de Danos, o “Que Droga É Essa?” foca em dar um panorama histórico, social e químico sobre as drogas ilegais e legais mais usadas pela população. Com uma pesquisa minuciosa de mais de um ano, a roteirização foi pensada com apoio de diversos especialistas e organismos que trabalham diariamente com a questão.
Para o editor do Justificando, produtor e entusiasta do projeto, André Zanardo, este programa se dispõe a qualificar o debate, mesmo que isto incomode os setores mais conservadores da sociedade. “O objetivo principal é informar a população e educá-la em relação aos entorpecentes, prevenindo riscos e quebrando estereótipos acerca destas substâncias. Mas é claro que você não encontrará no Justificando uma política proibicionista e punitivista, mas sim esclarecedora sobre os males e os benefícios que tais substâncias provocam na vida das pessoas. Sob a ótica social, fica claro logo no primeiro episódio que queremos levantar bandeiras de paz e decretar o fim da guerra às drogas.”
Já para o apresentador e roteirista, Pedroza, “Vivemos hoje uma conjuntura política repressora, moralista, retrógada e perigosamente conservadora. Ao mesmo tempo, temos projeto de Lei no Senado visando a descriminalização do cultivo da cannabis para uso próprio e a votação no STF que será retomada no segundo semestre de 2019, sobre a constitucionalidade do art. 28 (da Lei 11.343/06), sobre porte de drogas – o que decidirá a descriminalização, ou não, de diversas drogas no Brasil, que será um gamechanger. Por isto, 2019 será um ano denso e turbulento. Devemos aproveitar essa oportunidade para trabalhar com o caos e remodular o pensamento popular”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário