Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 19 de março de 2019

"Women on View": oito décadas de imagem feminina na publicidade

[Vídeo] Exposição em Berlim reúne fotografias publicitárias e de moda dos últimos oitenta anos. Em foco, o uso da imagem feminina como ferramenta de vendas.
  • 13.03.2019
  • DW
  • Stephanie Drescher
Em cartaz na galeria "Chaussee 36", em Berlim, a exposição "Women on View" retrata o uso da imagem feminina pelo mercado fashion e publicitário desde os anos 40 até os dias de hoje.

Para Alice Le Campion, curadora da exposição, “a imagem feminina sempre foi utilizada para apresentar produtos, e, na verdade, ainda é assim. No passado, quando praticamente só as mulheres eram donas de casa, elas eram as responsáveis pela compra de produtos - tanto voltados para mulheres quanto para homens. Atualmente, a sociedade está mais sexualizada. O sexo é onipresente não só na indústria da publicidade, mas também no cinema, na música. E a ideia de beleza é associada automaticamente às mulheres.”
A exposição em Berlim apresenta cerca de 160 fotografias e cartazes publicitários – poucos deles, no entanto, registrados por mulheres. Fotógrafas mulheres ainda são minoria no setor. 
Uma das poucas fotógrafas a expor na mostra é Karin Székessy: “acho que as fotógrafas mulheres têm uma abordagem diferente porque elas se colocam no lugar das modelos e lidam com a situação de uma maneira muito mais critica do que os homens. Nesse sentido, acho que as fotos de mulheres feitas por mulheres são diferentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário