Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 30 de março de 2019

Mamilos 190 – Depois do Parto: Histórias e Reflexões

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos
29.mar.2019

Entre os ouvintes do Mamilos, uma das pautas mais pedidas nos últimos tempos é o do puerpério.
Puerpério é o nome dado ao período do pós-parto, que tem uma duração aproximada de três à dez meses, nos quais a mulher vivencia uma série de adaptações físicas e emocionais. É também nesse período que a ela se depara com o confronto entre as expectativas construídas durante a gestação e a realidade trazida pela chegada do bebê.

É uma fase de muitas transformações, ainda mais porque por mais que avisem que é intenso, a mulher nunca está preparada para o impacto. O corpo muda demais: O útero que estava 150 vezes o seu tamanho natural começa a involuir, para cada dia que passa ele diminui cerca de 1 centímetro. Em função desse processo, as cólicas são comuns nos primeiros momentos, sobretudo ao amamentar. Também é comum o sangramento. Em muitos casos ocorre a incontinência urinária, caracterizada por um desejo incontrolável, e quase sempre súbito, de urinar. Dilatação e inchaço da região vaginal também são comuns nessa fase e isto independe do tipo de parto realizado. As mamas mais que dobram de tamanho com a chegada do leito e ficam doloridas. E não é só o corpo que muda: é a cabeça, a carreira, a vida sexual, a vida social, não fica pedra sobre pedra.

Mas o principal – e por isso mesmo mais complicado – é que a esmagadora maioria das mulheres que passa por esse período se sente só. E isso gera uma necessidade urgente de falar, de ouvir, de conectar. Em milhares de casas, todos os dias, ecoa a mesma pergunta: Será que foi só comigo?

Atendendo a esses pedidos, buscamos relatos diversos para abraçar diferentes experiências de puerpério. Mas claro, como sempre, a gente só dá o pontapé inicial dessa conversa. Na mesa, contamos com a presença de Helen Ramos, criadora do canal Hel Mother; e Juliana Gil, psicóloga trabalhadora do SUS há mais de dez anos no município de São Bernardo do Campo.
Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário