Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 18 de abril de 2020

MARIA VAI COM AS OUTRAS #4: PROFISSIONAIS DO CRISTIANISMO

Uma pastora Batista e uma freira Agostiniana contam sobre rotina, compromissos, sustento e planejamento quando se trata de uma profissão de fé


30mar2020
A pastora Silvia Nogueira e a Irmã Edinalva, pelo traço de Caio Borges
A pastora Silvia Nogueira e a Irmã Edinalva, pelo traço de Caio Borges
Ter vocação para determinado trabalho é considerado sorte, significa que o jeito de uma pessoa, sua facilidade pra entender determinados conceitos e a maneira como ela lida com as situações desse trabalho combinam, encaixam com a profissão que ela exerce. Porém, quando essa profissão é exercida dentro de uma religião, a vocação extrapola os limites da mera aptidão, habilidade, ela é considerada um chamado, um “sopro do espírito”, como diz a pastora Silvia Nogueira, uma das entrevistadas deste episódio do Maria Vai Com as Outras.

Junto com a Irmã Edinalva, elas respondem à curiosidade de Branca Vianna, uma ateia batizada na Igreja Católica, sobre como vivem, como se sustentam e quais as demandas de quem trabalha servindo a Deus.

O encontro com a pastora aconteceu no estúdio, cerca de uma semana antes dos primeiros casos confirmados de coronavírus no Brasil, já a conversa com a freira foi gravada remotamente, seguindo as orientações de isolamento das organizações responsáveis pelo enfrentamento da atual  pandemia.
Bloco 1:

Silvia Nogueira foi ordenada pastora da Igreja Batista em 1999, em São Paulo. Apesar de reconhecer que muitas mulheres já atuavam na religião, ela foi a primeira a receber o título oficialmente. Hoje, além de pastora é também professora da rede pública no Norte do estado do Rio. No episódio, ela conta por que pastores folgam às segundas-feiras e comenta a resistência ao reconhecimento oficial das lideranças femininas nas religiões cristãs.

Bloco 2

A Irmã Edinalva é freira na Congregação Agostinianas Missionárias. Nascida no Pará, ela hoje realiza seu trabalho burocrático e de caridade na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesta conversa, ela explica a diferença entre padres e freiras no catolicismo, religião com maior número de fiéis hoje no Brasil.

> Links citados no episódio:
Aqui estão pesquisas do Instituto Datafolha sobre religião no Brasil.
Ouça o primeiro episódio extra do #marianaquarentena.
Para ouvir outros episódios, vá até a página do Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário