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terça-feira, 3 de julho de 2012


SPM divulga 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero em seminário nacional do ensino médio


Organizado pela Secretaria da Educação Básica do Ministério de Educação, encontro reuniu 600 pessoas em Brasília
 
8º prêmio construindo a igualdade de gênero
 
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) participou, em 28 de junho, na capital federal, do Seminário Nacional do Ensino Médio Integral: “Construindo a Política de Ensino Médio para todos no Brasil”. Promovido pela Secretaria da Educação Básica do Ministério de Educação, o encontro contou com a  participação de docentes e estudantes de ensino médio de todas as unidades da federação, num total de 600 pessoas.
 
A coordenadora das áreas de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira, fez a divulgação da 8ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Sobre a edição deste ano, Hildete destacou a importância desse tipo de iniciativa: “Essa é a oportunidade para as escolas participarem da construção de uma sociedade mais igualitária e justa entre mulheres e homens.” 
 
A mesa-redonda foi aberta por estudantes que reivindicaram aulas práticas e interativas, projetos de rádio-escola e formação política na grade curricular. Hildete foi uma das expositoras da mesa-redonda “Políticas para Jovens no Ensino Médio: ações em desenvolvimento”, coordenada pela professora Maria das Graças Ferreira, da Universidade Estadual de Londrina. 
 
O debate teve as participações de Daniel Ximenes, da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Gilmar Ribeiro, da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, além de dois estudantes -  um do Amapá e outro do Rio Grande do Sul. 
 
O representante do MDS apresentou uma radiografia do ensino médio no Brasil, comparando os anos de 1986 a 2009 com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)/ Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). Em sua exposição Ximenes refletiu sobre questões relacionadas às desigualdades. 
 
O representante da Secretaria de Educação do DF fez uma exposição dos programas desenvolvidos pelo governo distrital, defendendo que a escola reconheça as diferentes culturas e a pluralidade dos jovens no ambiente escolar. A professora da Universidade Federal do Paraná pontuou que o Programa de Ensino Médio Inovador está diante de uma problemática em que 90% dos jovens não entrarão no ensino superior no Brasil. 
 
 
 
Comunicação SocialSecretaria de Políticas para as Mulheres – SPMPresidência da República – PR

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