356129 soccer 2 As mulheres deveriam trocar a corrida pelo futebol? Pesquisa aponta que sim
A maioria das mulheres têm dificuldade de encaixar o esporte ou exercícios físicos em sua rotina diária, sendo que os compromissos familiares e cuidar de crianças pequenas são as duas principais razões de não se achar tempo para outras atividades, de acordo com pesquisas. Pesquisadores dinamarqueses tentaram resolver essa questão, elencando dois esportes (um individual e outro coletivo) que poderiam se adequar mais facilmente nessas rotinas.

Um novo estudo revela que, ao contrário do que se pensa, correr talvez seja menos prático e motivador do que jogar futebol, por exemplo, uma atividade que tem tempo e locais melhor definidos, além de ser motivado por um grupo. É o que diz uma pesquisa publicada no periódicoScandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.
Por um período de dois anos um grupo de pesquisadores, liderados por Peter Krustrup, da Universidade de Copenhage, acompanharam mulheres em idade pré-menopausa e que não tinham hábitos de treinar nenhum esporte.
Esse grupo foi dividido em dois e cada qual foi convidado a participar de uma rotina de treinos (corrida ou futebol), enquanto os pesquisadores coletavam dados sobre os aspectos psicológicos, sociais e fisiológicos de ambos.
“O interessante que aquelas que jogavam futebol tinham mais motivação do que as que corriam. As corredoras eram motivadas pela ideia de entrar em forma e melhorar a saúde. Mas as que jogavam futebol tinham mais foco no jogo em si, e a motivação vinha da interação social e no fato de se divertirem com o grupo. Nesse sentido as jogadoras acabavam entrando em forma mais rapidamente, além de se dedicarem por mais tempo à rotina de exercícios. Ao mesmo tempo, também colhiam os benefícios de uma atividade social”, diz Laila Ottesen, outra pesquisadora envolvida no estudo.
“Aliás”, continua a pesquisadora, “várias participantes optaram por trocar a corrida pelo jogo após o término da primeira parte do estudo.” O acompanhamento inicial foi feito durante 16 semanas e mostraram um aumento da taxa de absorção do oxigênio, melhora da performance física e o ganho de massa muscular, além de aumentar a capacidade de execução de exercícios contínuos e explosão muscular (atividades físicas intensas entre 30 segundos e 2 minutos), sendo que os melhores resultados foram do grupo que jogava futebol, salienta Krustrup.
O futebol, ou outros esportes coletivos, podem ser uma ótima alternativa de treino para as mulheres. “É um passo à frente bastante positivo na rotina das pessoas, não só pela qualidade desses exercícios, mas por também trazer mais prazer à prática do esporte”, diz o pesquisador.
-por Enio Rodrigo