Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Campanha incentiva rapazes a respeitarem direitos sexuais das mulheres
Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Ganhe dos seus desejos. É com esse título que a campanha desenvolvida por organizações e redes da Nicarágua pretendem chamar a atenção de adolescentes e jovens para o direito das pessoas de ter uma relação sexual consentida e responsável. A intenção é mostrar para os homens que eles precisam respeitar a vontade das mulheres: se elas não querem ter relações sexuais, insistir ou forçar é violar seus direitos.
Lançada em agosto passado, a atividade é realizada pela Rede de Masculinidade pela Igualdade de Gênero, Programa Voz Jovem e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) com o apoio de Save The Children. A sensibilização segue até novembro nos 43 municípios nicaraguenses que possuem Casas Municipais de Adolescentes e Jovens (CaMAJ) do Programa Voz Jovem.

A iniciativa pretende discutir com adolescentes e jovens questões como violência sexual e uso do preservativo para evitar gravidez não planejada e prevenir doenças sexualmente transmissíveis. As mensagens convocam os jovens justamente a pensar sobre os dois temas: "Ganhe dos seus desejos: se ela te diz NÃO, é NÃO” e "Ganhe dos seus desejos: acenda a chama e use preservativo”.
Destinada a rapazes entre 14 e 19 anos, a campanha mostra que se deve prevalecer a vontade do casal, e de forma responsável. Para uma relação sexual saudável, é preciso respeitar o desejo das duas pessoas e acabar com aquela conversa de que o homem não pode controlar o desejo sexual e precisa impor sua vontade. Da mesma forma, alerta para a importância do uso do preservativo para prevenir a gravidez precoce e não planejada.
A intenção é que as mensagens da campanha cheguem a 100 mil jovens de várias regiões do país. A temática é trabalhada através de debates em escolas e comunidades, da radionovela "Voz Jovem” e de programas de rádio e televisão desenvolvidos por adolescentes e jovens, distribuição de materiais informativos, e divulgação nas redes sociais.

Gravidez na adolescência
De acordo com a série Contribuições para Políticas em Assuntos de População – A importância de atuar de maneira sustentada e harmonizada sobre as determinantes da gravidez em adolescentes na Nicarágua, elaborada por UNFPA, 25% dos nascimentos no país são de mães entre 15 e 19 anos de idade. Além disso, 45% das gestações em adolescentes não são planejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário