Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Como ensinar noções de consentimento a crianças e adolescentes

18/04/2016

Assimilar noções de consentimento é necessário desde a infância. Perceber que o contato entre duas pessoas só pode ser realizado se houver consenso evita que crianças e adolescentes passem por situações desconfortáveis, minimizando os riscos de abuso. Por isso, o BuzzFeed criou uma lista com 30 maneiras de ensinar às crianças a importância do consentimento.

Para crianças de 1 a 5 anos de idade, a sugestão é explicar que abraços e beijos só podem ser recebidos se elas estiverem de acordo com isso. Nem elas, nem os colegas e nem mesmo os parentes têm o direito de forçar esses contatos. Até mesmo para lavar o corpo do seu filho ou cortar o cabelo, é necessária a sua permissão. A empatia, portanto, deve ser entendida desde cedo: se algo não faz bem a alguém, não deve ser feito.

Já os mais velhos, aqueles de 5 a 12 anos que passam pelo período de puberdade, é necessário falar sobre o corpo. Fazer com que a criança compreenda que as mudanças são naturais é de extrema importância. Além disso, é necessário naturalizar os relacionamentos e estimulá-las a observar as expressões faciais dos outros, para garantir o bem-estar comum.

Com os adolescentes e jovens adultos, levantar a autoestima é imprescindível. O bullying e a não aceitação do corpo se tornam mais frequentes durante essa época, o que culmina em dados preocupantes – como 78% das garotas aos dezessete anos dizerem odiar seus próprios corpos. Continuar falando abertamente sobre sexo e toques é crucial, mesmo que o jovem esteja em um relacionamento mais sério. Aproveite a curiosidade que os adolescentes têm durante esta época para repassar informações de maneira honesta e carinhosa.

Preservar a vida de crianças e adolescentes garantindo sua integridade física e mental é um dever de todos. Pequenas atitudes como essas podem mudar a maneira como nos relacionamos e ajudar a preservar a vida de crianças e adolescentes, garantindo sua integridade física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário