Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 24 de abril de 2016

Capacitação do Programa Recomeço Família no SOS Ação Mulher e Família

No dia 19/04/2016, das 10h às 11h, Romina Miranda promoveu uma capacitação dos profissionais do SOS Ação Mulher e Família e da rede socioassistencial de Campinas quanto ao Programa Recomeço Família.

Em fevereiro de 2014, o Programa Recomeço implanta o “Recomeço Família”, uma ação específica para orientação e tratamento dos familiares de dependentes químicos.

A ação faz parte do Programa Recomeço, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, para resgatar dependentes de drogas, principalmente de crack, oferecendo proteção e atendimento multiprofissional ao dependente químico e seus familiares.

Porque o Apoio à família?

De acordo com pesquisas nacionais recentes (2013):

Existe na população cerca de 5.7% de brasileiros que são dependentes de álcool e/ou maconha e/ou cocaína, representando mais de 8 milhões de pessoas; 

Os domicílios no Brasil são compostos por uma média de 3.5 pessoas; sendo assim. estima-se que pelo menos 28 milhões de pessoas vivem hoje no Brasil com um dependente químico.

As experiências cotidianas vividas pela família com parente usuário de drogas são devastadoras nos aspectos físico, financeiro, de relações interpessoais e sociais.

O impacto também se dá na perspectiva subjetiva, causando sentimentos negativos como tensão, estresse, preocupação, estigma, raiva e culpa.

Problemas que incluem violência doméstica, abuso infantil, roubo de bens familiares, condução de veículos em estado de embriaguez e ausências prolongadas são comportamentos tipicamente descritos pelos familiares. 

A exposição a estas experiências muitas vezes se manifesta na forma de sintomas físicos e psicológicos nos familiares mais próximos, tornando-os uma população vulnerável e com necessidades de atenção e cuidados específicos

A falta de orientação familiar acarreta outras sérias implicações:

A"identificação"do uso: Apesar da média de uso dos pacientes ser de 13 anos, a média do conhecimento do uso pelos familiares é de 8,8 anos. 

A percepção do uso pelos familiares só  ocorre  quando existem mudanças no comportamento  (agressivo,alienado,indiferente) 44,3%.

 A"busca"pelo tratamento: O tempo médio para procurar ajuda foi de 3 anos após ter conhecimento do uso, sendo 2 anos para usuários de cocaína e/ou crack e 7.3 anos entre os dependentes de álcool.

Objetivos 

Preparar a família para incorporar novos comportamentos reforçadores de abstinência,  desenvolver habilidades para enfrentamentos das situações relacionadas à dependência química, permitindo que ela possa, inclusive, tornar-se um agente de mudança no sistema familiar, levando o dependente ao tratamento.

Independente da situação do dependente químico, tratar o familiar, elevando sua qualidade de vida e minimizando os riscos do desenvolvimento de transtornos decorrentes da convivência familiar . 

Equipe

1 Psicólogo e/ou Assistente Social 
1 Conselheiro em Dependência Química
1 Voluntário de Amor-Exigente

Aonde estão as Unidades do Recomeço Família?

Em 13 postos de atendimento, sendo 11 nos Centros de Integração e Cidadania (CIC), 1 no Centro de Referência de Álcool, tabaco e outras drogas (Cratod) e 1 na Unidade Helvetia, ao lado da Cracolândia. 

Atualmente o Programa Recomeço Família também tem sido desenvolvido no SOS Ação Mulher e Família pela psicóloga Débora Greco Piai, já que a droga é um agravante da violência.





Romina Miranda, coordenadora do Recomeço Família, e Débora Greco Piai, psicóloga do Recomeço Família




Romina Miranda é Coordenadora do Programa Recomeço Família do Governo do Estado de São Paulo. Jornalista, educadora, escritora, especialista em terapia familiar sistêmica pela Unifesp. Atuou como Diretora de Redação da Revista Anônimos, Assessoria de Comunicação da FEAE - Federação de Amor-Exigente, Apresentadora do Programa Amor-Exigente na Rede Vida e do Programa Uma Só Palavra na TV Aparecida e Net Cidade e Colunista da Jovempan na Campanha Pela Vida, Contra as Drogas. Foi Idealizadora, Coordenadora e Docente do Curso de Orientação e Aconselhamento de Familiares da Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), Pesquisadora da Uniad/Unifesp/Inpad no Levantamento Nacional de Familiares de Dependentes Químicos realizado em 2013 sob a coordenação do Dr Ronaldo Laranjeira, Coordenadora de Grupos de Cônjuges de Amor-Exigente e Escritora da Biografia de Padre Haroldo Rahm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário