Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 16 de abril de 2016

Obra-prima de autora belga ganha primeira montagem no Brasil


Inez Viana dirige o espetáculo 'Memórias de Adriano', inspirado em livro de Marguerite Yourcenar


Bruno Astuto
15/04/2016

Luciano Chirolli interpreta o Imperador Adriano no monólogo com texto de Marguerite Yourcenar (Foto: Renato Mangolin)
Luciano Chirolli interpreta o Imperador Adriano no monólogo com texto de Marguerite Yourcenar (Foto: Renato Mangolin)
Publicado na França em 1951, o romance 'Memórias de Adriano', da autora belga Marguerite Yourcenar (1903-1987), escrito em primeira pessoa, não tardou a se transformar em uma obra-prima. Na década de 1980, a escritora tornou-se a primeira mulher a integrar a Academia Francesa de Letras. No texto, ela apresenta uma autobiografia imaginária do imperador Adriano. Agora, a história chega ao Brasil, pela primeira vez, no espetáculo dirigido por Inez Viana

O monólogo, que traz o ator Luciano Chirolli no papel-título, estreia neste sábado (16) na Sala Multiuso do Espaço Sesc, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A trama se desenrola a partir de uma carta que Adriano escreve a seu filho adotivo e futuro imperador, Marco Aurélio, ao ficar ciente da proximidade de sua morte. 

“A gente transpôs para o presente o que esse personagem poderia contribuir para os dias atuais.  Ele era um adepto da paz. Ele se preocupava com a humanidade”, explica a diretora Inez Viana. Um dos principais desafios do projeto era chegar a uma montagem própria. “Como reduzir 359 páginas de um romance clássico escrito em 1950 e transformar em teatro?”, questionava Felipe Lima, idealizador do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário