Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conheça livros e sites que ajudam na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

04/08/2016


Construir uma infância livre de abuso e exploração sexual é responsabilidade de toda a sociedade, e a informação e o conhecimento são nossos maiores aliados na prevenção à violência.

Seja em casa ou na escola, é importante iniciar um diálogo com as crianças no que concerne à saúde física e também às relações afetivas. Como já falamos aqui no site, é possível começar a orientá-las desde a primeira infância, ensinando que o contato entre duas pessoas só pode ser realizado se houver consenso, refletindo sobre a importância de se ter autonomia sobre o próprio corpo, ensinando sobre as partes privadas do corpo, suas denominações e funções, etc. Essas são algumas das formas de se transmitir conhecimento sobre os cuidados necessários para garantir a integridade física e mental de crianças e adolescentes.
E, então, surgem as dúvidas: como abordar esses assuntos na prática? Quais termos usar? Atualmente, existem à disposição de pais e professores diversos materiais pedagógicos – livros, sites, artigos e filmes – que podem servir de subsídios para a abordagem do tema. Essas ferramentas objetivam informar tanto adultos, pelo viés da importância de conhecer a fundo a questão e sua complexidade para poder abordá-la, quanto educar diretamente crianças e adolescentes, com obras de caráter mais lúdico e interativo, adequadas para cada faixa etária.
Para te ajudar a encontrar esse material, nós fizemos uma lista com indicação de publicações que podem ser acessadas online. Confira!
Para crianças:
Sem mais Segredo: Juju, uma menina muito corajosa: O livro infantil conta a história de uma menina chamada Juju, que é muito alegre e repentinamente passa a ficar triste e retraída por guardar um segredo. O objetivo da história é ajudar os adultos no diálogo com crianças pequenas sobre a violência sexual, ensinando-as a reconhecer uma situação de violência, bem como a romper com esse segredo que lhe faz mal. É possível encontrar o livro na Livraria Cultura, na Livraria da Travessa e na Editora Multifoco.
Pipo e Fifi: O livro, disponível no site abaixo, é sobre a história de dois monstrinhos, uma menina e um menino, que buscam passar conceitos básicos sobre o corpo e trocas afetivas para crianças a partir de 4 anos de idade, indicando o que é normal e o que não é nas relações sociais que estão sendo construídas nessa idade.
Chutando Pedrinhas: A obra é uma conversa entre um pai e sua filha sobre os anseios da garota em relação à vida. Através dessa relação, ambos percebem os padrões sociais e as limitações que eles proporcionam às crianças. Assim, o livro fomenta um discurso baseado na equidade de gêneros e respeito à individualidade.
Para adultos:
Vento no rosto: Apesar de ser um livro infantil, a obra é dedicada a adultos. A história conta as peripécias de Lucas, uma criança aventureira e a sua relação com os pais, que se torna conflituosa depois do filho desobedecer às suas ordens. O livro busca discutir a violência na educação das crianças e como isso pode refletir até mesmo na comunicação entre filhos e pais.
Cartilha Navegar com segurança: Cartilha criada pela Childhood Brasil, em parceria com a ONG Safernet Brasil, referente à conexão de crianças na internet e às maneiras de como prevenir eventuais perigos que a rede proporciona, além de indicar qual é o papel dos pais e educadores nessas ações.
Prevenção e atenção à violência intrafamiliar: apoio às lideranças comunitárias: O material é uma coletânea de informação e conhecimento gerado pelo Instituto Noos sobre violência intrafamiliar e maneiras de lidar com essas situações a partir de experiências com diversas famílias.
Para educadores:
Manual M: Trabalhando com Mulheres Jovens e Manual H: Trabalhando com Homens Jovens: Os manuais são voltados a educadores e educadoras que queiram trabalhar questões relacionadas à sexualidade, saúde, gênero, violência e outros temas referentes à adolescência.
Maus-Tratos e proteção de crianças e adolescentes: uma visão ecossistêmica: para profissionais que trabalham com situa­ções de violência intrafamiliar e que desejam aprofundar os conhecimentos acerca do tema. O livro aborda de maneira científica a questão de maus-tratos a infantojuvenis e revela maneiras de lidar com a questão.
Pelo direito à participação: Cartilha referente à atuação do programa 123Alô!, sobre a importância de dar espaço à voz de crianças e adolescentes como seres cidadãos em uma sociedade.
Projeto Quebra Tabu: O projeto foca na educação sexual para crianças e adolescentes, e busca dar ferramentas para os educadores abordarem esse tema com os estudantes. Além de vídeoaulas disponibilizadas no site, há também uma cartilha que serve como apoio às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário