Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ban lembra que mulheres do Afeganistão merecem espaço na política

Em conferência sobre o país, secretário-geral destaca que as afegãs precisam também ter a chance de participar dos processos de paz e ter seus direitos respeitados; chefe da ONU reafirma compromisso com a nação.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
05/10/2016
Em Bruxelas, na Bélgica, o secretário-geral das Nações Unidas reafirmou seu compromisso com o povo do Afeganistão. Ban Ki-moon participou de uma conferência de alto nível sobre o país.
Segundo ele, as Nações Unidas também buscam para o Afeganistão a paz, o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável. O papel das mulheres neste sentido precisa ser ampliado, de acordo com o secretário-geral.
Autonomia
Ban Ki-moon pede mais espaço para as mulheres afegãs, para que elas possam ter papel no campo político e nas decisões sobre a paz. Ele lembra ser "essencial garantir e promover os direitos das mulheres e a autonomia feminina".
Na avaliação de Ban, o governo afegão tem avançado na promoção da transparência, combate à corrupção e melhorias no serviço público.
O secretário-geral destaca que o Plano Nacional de Paz e Desenvolvimento molda as prioridades do país para os próximos cinco anos. A ONU também está pronta para ajudar o Afeganistão a melhorar a credibilidade do processo eleitoral.
Durante a conferência em Bruxelas, Ban mencionou o custo da violência, afirmando que "o conflito continua sendo o principal obstáculo a um futuro próspero no Afeganistão".
Prioridades
O chefe da ONU está "muito preocupado com o total de civis mortos e a quantidade crescente de pessoas obrigadas a fugir de suas casas devido à violência". A organização calcula que o número de deslocados internos e refugiados afegãos deverá alcançar mais de 1 milhão de pessoas até o fim do ano.
Para consolidar os progressos, o apoio internacional ao Afeganistão será necessário por muitos anos e por isso Ban Ki-moon pede aos parceiros "compromisso e reforço das oportunidades para o povo afegão e ajuda para acabar com a pobreza".
Segundo ele, os compromissos firmados na Conferência de Bruxelas fornecem "uma janela de oportunidades para os próximos quatro anos". Ban terminou seu discurso com uma mensagem clara: a prioridade deve ser "manter o Afeganistão no caminho da estabilidade, da prestação de contas, da autoresiliência e colocar a população em primeiro lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário