Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Meninas ocupam 160 milhões de horas diárias a mais em tarefas domésticas

Balanço mundial faz parte de estudo do Unicef; as garotas entre cinco e 14 anos passam 40% a mais do tempo nos afazeres da casa na comparação com os meninos; elas buscam água, colhem lenha, limpam e cozinham.

07/10/2016
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Meninas de todo o mundo que têm entre cinco e 14 anos de idade, passam em média 160 milhões de horas a mais por dia fazendo tarefas domésticas na comparação com os meninos.
O levantamento é do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. O balanço de horas representa 40% a mais do tempo ocupado pelos garotos da mesma faixa etária nos afazeres domésticos.
Limpeza e cozinha
Cozinhar, limpar a casa, cuidar dos irmãos e coletar água e lenha são algumas das atividades que muitas meninas precisam fazer todos os dias para ajudar a família.
A desigualdade de divisão de tarefas entre meninos e meninas começa cedo, a partir dos cinco anos. A especialista em gênero do Unicef, Anju Malhotra, explica que as garotas acabam perdendo a chance de estudar, de se desenvolver ou simplesmente de aproveitar a infância.
A diferença na distribuição do trabalho a partir da infância contribuiu para os estereótipos e para que as mulheres continuem tendo a jornada dupla na vida adulta.
Somália
O estudo do Unicef também revela que no sul da Ásia, no Oriente Médio e no Norte da África, as meninas entre 10 e 14 anos passam o dobro do tempo nas tarefas domésticas, na comparação com os garotos.
Burkina Faso, Iêmen e Somália são os países onde a desigualdade de divisão das tarefas domésticas é maior. Na Somália, por exemplo, as garotas passam um total de 26 horas por semana cuidando da casa.
O mundo tem 1,1 bilhão de meninas e o alerta do Unicef antecede as celebrações do Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário