Conselho de Direitos Humanos inicia trabalhos com participação do Brasil
Ouvir / Baixar
País volta ao grupo depois de um ano e meio de ausência com o objetivo de combater o racismo; países-membros vão discutir temas de interesse nacional.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU abre, esta segunda-feira, a 22ª sessão de trabalhos de alto nível com a participação de mais de 80 ministros e representantes de governos, em Genebra, na Suíça.
O Brasil volta ao grupo depois de uma ausência de um ano e meio com o objetivo de combater o racismo. O país terá mandato de três anos, até o fim de 2015
Educação
A embaixadora da missão diplomática brasileira, em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevêdo, afirmou que o Brasil, junto com outros países, está trabalhando numa resolução contra o racismo, mas pela via da educação.
Segundo ela, o grupo acredita que educar as crianças com um currículo escolar que mostre a história, ajudará na luta contra essa prática.
Debates
Na agenda da reunião do Conselho, os países vão debater a situação dos direitos humanos na Síria, na Coreia do Norte, em Mianmar e no Irã.
Além disso, os diplomatas vão manter diálogos interativos com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, sobre procedimentos especiais em relação a várias questões.
Entre esses assuntos estão, por exemplo, o direito à comida e à moradia, tortura, prisão arbitrária, liberdade religiosa e meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário