Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 24 de fevereiro de 2013


Saiba onde buscar orientação sobre planejamento familiar e cirurgias

EPTV Comunidade deste sábado discute diferentes métodos contraceptivos.

Laqueaduras e vasectomia são feitas pelo SUS, mas precisam de avaliação.


Do G1 Campinas e Região


O programa EPTV Comunidade deste sábado (23) discute as diferentes formas de planejamento familiar e métodos contraceptivos. Especialistas vão explicas os cuidados que devem ser tomados com cirurgias e medicamentos e em quais situações eles devem ser uma opção. Quem tem dúvidas sobre o assunto pode procurar muitos serviços de orientação e avaliação oferecidos pelo  Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões de Campinas (SP), Piracicaba (SP), Araraquara (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP) e sul de Minas Gerais.
G1 preparou um guia com as principais instituições onde pode ser obtida essa orientação e também um infográfico com os prós e contras de cada método (veja sobre a escolha de anticoncepcionais no link abaixo).

Vasectomia e laqueadura (Foto: Arte/G1)




















Saiba onde encontrar orientação por cidade
ARARAQUARA
Em Araraquara (SP), a Secretaria de Saúde desenvolve programas de planejamento familiar na Atenção Básica, como a oferta de métodos contraceptivos, sendo eles orais, injetáveis ou Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Além disso são realizadas reuniões em grupo de interesse realizadas pela equipe de Saúde da Família.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são distribuídos preservativos masculinos e femininos. Outras ações também são realizadas pela Secretaria de Saúde como a realização de cirurgias eletivas para esterilização, como laqueadura e vasectomia, todas seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Os pacientes interessados nessas cirurgias são encaminhados pelas equipes médicas das 26 UBSs que atendem na cidade.

CAMPINAS
As famílias de Campinas (SP) que quiserem fazer parte de um planejamento familiar podem procurar na própria Rede Municipal de Saúde, Centros de Saúde que desenvolvem atividades de acolhimento e orientação para o planejamento familiar, já que todos disponibilizam ajuda. De acordo com a Secretaria de Saúde, existem três processos para os interessados recorrerem. Primeiramente as pessoas que quiserem fazer o planejamento familiar precisam passar pelos Centros de Saúde. Na página na internet da Prefeitura é possível consultar os endereços e telefones.

Nessas unidades, os casais devem ir a um centro de saúde, manifestar interesse e fazer uma reunião com a enfermeira e a ginecologista. Em alguns casos, é possível fazer a reunião no mesmo dia ou ser agendada.  O encontro aborda processos educativos dos métodos contraceptivos, como esclarecimento da cirurgia e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Se optarem por laqueadura ou vasectomia, os casais são encaminhados para o Ambulatório de Planejamento Familiar da Policlínica II. O ambulatório é composto por equipe multidisciplinar, que acolhe os pacientes e também apresenta de palestras e entrevistas individuais. Na unidade, no caso de cirurgia de laqueadura e vasectomia, é necessário ter mais de 25 anos ou ter dois filhos vivos. Eles também fazem reuniões, em que os profissionais indicam outros métodos como DIU, pílula e camisinha.

A Policlínica II agenda um casal por dia pelo Centro de Saúde. Os hospitais que fazem a cirurgia de vasectomia são o Mário Gatti e o Ouro Verde. Atualmente não há fila de espera. Para os homens, a cirurgia pode ser agendada na mesma semana. Já para as mulheres, a demora para a cirurgia chega a ser de 15 a 20 dias. As cirurgias de laqueadura são feitas na Maternidade. A média das pessoas que busca esse tipo de cirurgia tem o 1º grau completo ou incompleto.

PIRACICABA
O planejamento familiar em Piracicaba (SP) é coordenado pelo Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM). As pessoas interessadas no controle de natalidade precisam procurar a unidade de saúde de seu bairro (UBS ou PSF), onde irão receber as orientações sobre o programa.

Ao optar por um dos métodos de contracepção definitivos, como laqueadura ou vasectomia , o interessado passará por entrevista no CESM para avaliação. Caso se enquadre nas diretrizes do Ministério da Saúde, a pessoa é encaminhada para a cirurgia. No caso de vasectomia, a intervenção é agendada e realizada no próprio CESM.

Para laqueaduras existem duas situações. Em mulheres grávidas, após a análise e triagem, é feita uma autorização para a realização do procedimento na hora do parto. Em não grávidas é feito o agendamento e o encaminhamento para a cirurgia. Não há regras sobre a questão de renda.
As normas do Ministério preveem para a vasectomia que o homem tenha mais de 25 anos de idade e no mínimo dois filhos vivos. As laqueaduras são autorizadas apenas para mulheres que já tenham dois filhos vivos nascidos de cesáreas e estejam grávidas do terceiro filho. No caso das não grávidas, a cirurgia é autorizada apenas nos casos em que a mulher possui algum problema de saúde e a gravidez possa trazer risco para ela e/ou para o bebê. Ou ainda para as dependentes químicas (álcool e drogas).
A cada mês são realizadas em média 40 vasectomias e 40 laqueaduras na cidade. O Centro Especializado em Saúde da Mulher fica na Rua Santa Cruz, 2043, no bairro Paulista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3434-6966.
RIBEIRÃO PRETO
A Prefeitura de Ribeirão oferece orientação sexual à população por meio do ambulatório de sexologia. Os atendimentos são feitos na Unidade Básica de Saúde (UBDS) do bairro Sumarezinho, das 8h às 12h. A UBDS fica na Rua Cuiabá, 601. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3602-2322.

As mulheres que desejam fazem laqueadura são orientadas a procurar os postos de saúde de Ribeirão Preto. Em seguida, elas são encaminhadas para a Santa Casa ou para a Maternidade do Complexo Aeroporto, onde são acompanhadas por uma equipe formada por médicos, enfermeiros e psicólogos. Informações podem ser obtidas na própria Santa Casa, pelo telefone (16) 3904-9051, e na Maternidade, pelo telefone (16) 3962-8200.
RIO CLARO
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro mantém nas Unidades de Saúde da Família um serviço de orientação sob responsabilidade do Grupo de Planejamento Familiar. São oferecidas palestras de orientação, ministradas por enfermeiras,  e avaliação ginecológica. Para os procedimentos de cirurgias de laqueadura, a pessoa interessada deve passar pela Unidade de Saúde da Família e receber todas as orientações sobre métodos contraceptivos, tanto reversíveis como irreversíveis. Depois a mulher é submetida a uma avaliação para que haja uma escolha mais adequada para a sua saúde.

O Serviço de Assistência Social é acionado para novas informações à paciente e assinatura do termo de consentimento. Passada essa fase, ela entra na fila de espera onde se incluem 60 dias para ela e o parceiro analisarem a decisão (isso é previsto em lei). Em Rio Claro, são realizadas cerca de 100 cirurgias de laqueadura por ano. Muitas mulheres desistem no período dos 60 dias estabelecidos pela lei. No caso de vasectomia, as orientações também são realizadas, mas a procura é muito pequena.
Confira os endereços das Unidades de Saúde da Família de Rio Claro:
USF Ajapi/Ferraz - Rua 4, s/n - fone: (19) 3539-1244
USF Mãe Preta I/II - Av. 1, 300 - Mãe Preta - fone: (19) 3536-3396
USF Palmeiras I/II - "Dr.Gilson Giovanni" Rua 8, 1102 - Jd. Das Palmeiras - fone: (19) 3524-2202
USF Jardim Novo I e II/Terra Nova " Dr.Dirceu Ferreira Penteado" - Rua 8, 1012 - Jd. Novo 1 - fone: (19) 3534-4975
USF Benjamin de Castro - Av. 8, 420 - Jd. Centenário - fone: (19) 3524-0313
USF Bonsucesso/Novo Wenzel - "Célia Ap. Ceccato da Silva" Rua 6, 680 - Jd. Novo Wenzel – (19) 3534-0509
USF Jardim das Flores - "Dr. Moacir Camargo" Av. M-51 - Jd. Das Flores – Fone (19)  3532-5783
USF Guanabara - "Dr.Celestino Donato" Rua 9, s/n - Jd. Guanabara - fone: (19) 3532 -6248
USF Panorama - "Dr. Osvaldo Akamine" - Av. 64 PA, 1390 - Jd. Panorama - fone: (19) 3532-5377

SUL DE MINAS
Em Poços de Caldas, há 28 unidades de saúde da família. O telefone para informações sobre a unidade mais próxima e como proceder é o (35) 3697-5909. Já em Pouso Alegre, há 21 equipes de saúde da família por toda a cidade. Para informações sobre a unidade mais próxima, entre outras, é preciso entrar em contato pelo telefone (35) 3449-4909.

Em Varginha, há 14 unidades de saúde da família, além de atendimento na zona rural.
O telefone para informações da unidade do bairro, entre outras, é o (35) 3690-2072. Em todas as cidades, o primeiro atendimento é para prevenção por métodos anticoncepcionais tradicionais, com fornecimento gratuito de pílulas ou injeções, aplicação do DIU. Caso o casal ou pessoa de fato queira um método definitivo, eles passam por atendimento de uma enfermeira, psicólogos, o médico e advogado, para prosseguir e fazer a laqueadura ou vasectomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário