Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Em reunião do CNDM, ministra Eleonora destaca ações no combate ao tráfico de mulheres
21/02 - Em reunião do CNDM, ministra Eleonora destaca ações no combate ao tráfico de mulheres
Ministra Eleonora, presidenta do CNDM, recebe conselheiras em primeiro encontro do ano Foto: Elza Milhomem/SPM
No primeiro dia da reunião, Menicucci fez informes sobre a agenda da SPM na área de enfrentamento à violência de gênero e apresentou nova coordenadora-geral; feminista histórica e ex-conselheira. Evento segue até esta quinta-feira (21/02)
Teve início nessa quarta-feira (20/02), em Brasília, a 12ª reunião do Conselho Nacional dos Conselhos da Mulher (CNDM). No evento, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, destacou as ações recentes da SPM no combate ao tráfico de mulheres.

A ministra salientou a coordenação tripartite da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, cuja titularidade é do Ministério da Justiça em conjunto com a SPM e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A SPM será uma das instituições que o coordenará, juntamente com Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ela lembrou a prisão, no final de janeiro, de seis pessoas no Brasil e na Espanha por tráfico de pessoas. O processo se iniciou com denúncia feita à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM. Na ação, foram resgatadas 40 mulheres, entre brasileiras e estrangeiras.

Na semana passada, a Polícia Civil do Pará prendeu uma quadrilha que atuava em Altamira e traficava mulheres do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para se prostituírem na cidade, mas em condições análogas a de escravidão. Dez mulheres foram retiradas do local, além de uma adolescente e uma travesti. 

Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos, feminista e ex-conselheira do CNDM pela Rede Feminista de Saúde é a nova coordenadora-geral do Conselho. O anúncio foi feito pela ministra Eleonora, que destacou a relação de “amizade, companheirismo e lealdade” que tem com Rosa. “É uma feminista comprometida, séria, minha fiel escudeira. O Conselho está em excelentes mãos”, disse a ministra. 

“Podem ter certeza de que farei uma gestão com isenção e respeito. Farei disso a minha marca”, declarou Rosa de Lourdes. A nomeação de Rosa de Lourdes foi elogiada por várias conselheiras. “Rosa promove a união, ela não é estranha à nossa luta”, disse a representante da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), Sueli Batista dos Santos.

Em seguida a ministra, na condição de presidenta do CNDM, deu as boas-vindas à Schuma Schumaher, conselheira pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). “É prazeroso ter você aqui pelo diálogo sério e respeitoso que você faz”, frisou a Menicucci.

Agenda internacional – Menicucci destacou a participação do Brasil na 57ª reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de 4 a 15 de março em Nova Iorque. A delegação brasileira será chefiada pela secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, e será integrada por vários ministérios e integrantes do CNDM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário