Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CORREIO POPULAR

Os pequenos poderosos



A falta de limites, a que crianças são submetidas na educação familiar, é violência doméstica do tipo negligência. Os pais, em geral, ao optarem por esta forma de lidar com os pequenos, acreditam de modo equivocado, que estão proporcionando bem-estar, liberdade e demonstração de afeto.
O princípio de realidade, isto é, a conscientização do que é correto, justo e permitido, é fundamental que seja ensinado de forma coerente pelos adultos que lidam com as crianças.

A coerência diz respeito a não permitir algo que se havia negado anteriormente ou mesmo que o adulto faça o contrario do que havia pregado. O exemplo dado naquilo que se faz, é fundamental para ensinar as crianças.

A noção de que existem regras, inerentes ao convívio social, e que elas precisam ser respeitadas para que o caos não se instale, deve partir, sempre, dos que educam.

Deixar uma criança fazer tudo o que ela deseja é permitir que apenas sua vontade prevaleça. Ela não irá aprender que as pessoas devem ser consideradas e respeitadas. Também acreditará que o mundo existe para satisfazer suas vontades.

Em casa, esse pequeno ser poderoso, decidirá sobre sua própria alimentação, vestimentas, horários, brincadeiras e até mesmo os locais em que irão.

Para conseguir o pronto atendimento de suas pretensões, estas crianças fazem uso da birra, pois esta é a arma infalível que aprenderam a utilizar.

Proporcionar uma infância sem regras, sem limites e com a falsa ideia de que na vida tudo é permitido, é legar aos filhos um futuro egocêntrico e narcisista.

Quando sabemos que uma pessoa matou porque foi contrariada, atropelou ou chocou seu veículo contra inocentes porque cruzaram o seu caminho, quando estavam em alta velocidade – o uso de álcool e outras drogas são comuns nestas situações – são alguns exemplos que podem ser citados, a respeito daqueles que foram criados como pequenos poderosos e se julgam mais importantes que todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário