Divulgado o resultado do Fundo Fale Sem Medo
O Fundo Fale Sem Medo, voltado para projetos comunitários de enfrentamento à violência doméstica, acaba de divulgar o resultado do processo de seleção. A iniciativa da ONU Mulheres, Instituto Avon e Fundo Elas conta com R$ 300 mil para apoios financeiros a projetos no valor de até R$ 30 mil.
Grupos e organizações de mulheres que desenvolvem iniciativas de enfrentamento da violência doméstica, em comunidades pacificadas ou de baixa renda da região metropolitana do Rio de Janeiro, puderam se inscrever no Fundo Fale sem Medo. Além do apoio financeiro, as entidades selecionadas receberão capacitação em políticas públicas (Lei Maria da Penha) e comunicação e marketing, além de participar de oficinas com especialistas em sequelas da violência e do racismo.
O edital foi aberto a grupos e organizações de mulheres formais e informais sem vínculo partidário ou religioso, cujos projetos tratem da violência de maneira abrangente, com foco em alguns destes seis temas: Mobilização social, Geração de renda; Utilização de ferramentas de esporte, comunicação, arte e cultura; Campanhas; Formação política; Livre exercício da sexualidade e autonomia.
Sobre o Fundo
O Fundo Fale Sem Medo é uma das ações do projeto Rio Em Rede, lançado no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado pelo Instituto Avon e o Observatório de Favelas. Ao longo dos próximos seis meses, o projeto Rio em Rede levará sessões de cinema, oficinas de sensibilização, shows e apresentações culturais aos 300 mil moradores de cinco comunidades do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Rocinha, Complexo da Penha, Maré e Jardim Gramacho (em Duque de Caxias).
Ações selecionadas pelo Fundo Fale Sem Medo também integrarão a campanha Fale Sem Medo, que se caracteriza pela ênfase nas ações preventivas da violência doméstica contra a mulher como a promoção de seminários, desenvolvimento de cartilhas, fotonovelas, radionovelas e vídeos educativos a respeito da violência de gênero.
Projetos selecionados
1 – Projeto: Mulheres Jovens no Combate às Diversas formas de Violência na Baixada Fluminense - Áreas de Mobilização Social e Formação Política: Principal Objetivo: Dar continuidade às ações contra a Violência do Núcleo de Jovens da Baixada. Atividades: realização de 2 encontros de formação com jovens e 3 atividades específicas de combate à violência contra as mulheres na Baixada Fluminense.
Organização: CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora – Centro
2 – Projeto: Mulheres em Movimento: Área Mobilização Social. Principal objetivo: ampliar e fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no município de São Gonçalo. Atividades: Debate intersetorial, cursos de formação para profissionais de diversos setores e lideranças comunitárias, curso de formação de conselheiras de direitos, oficinas de integração de mulheres vítimas de violência, seminário de encerramento do projeto.
Organização: Movimento de Mulheres de São Gonçalo
3 – Projeto: Cidadania e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres em Comunidades Pacificadas. Área: Mobilização Social. Objetivo Principal: promover a qualificação de mulheres de comunidades pacificadas (Pavão Pavãozinho, Tavares Bastos e Formiga) com exercício da liderança horizontal para criação de estratégias de comunicação, e participação política. Atividades: oficina de formação com lideranças, e mais 9 oficinas sobre o tema (3 em cada comunidade).
Organização: CEPIA – Flamengo
4 – Projeto: Empoderamento de Mulheres de Urucânia.Área: Formação Política. Objetivo Principal: formar, mobilizar e incentivar mulheres da comunidade Ucrânia em Santa Cruz para participar no controle social da violência contra as mulheres. Atividades: oficinas sobre temas relacionados à violência, construção de uma campanha, participação nos espaços de controle social.
Organização: COMZO – Conselho de Mulheres da Zona Oeste
5 – Projeto: Obirin Odara Mulheres Guerreiras contra a Violência.
Área: Mobilização Social. Objetivo principal: empoderar e mobilizar as mulheres que frequentam o terreiro e a comunidade em torno contra a violência. Atividades: elaboração de um diário sobre a situação de violência, parcerias com órgãos públicos, oficinas contra a violência e sobre direitos das mulheres, mesa de dialogo com as autoridades do município.
Organização: Ile Omolu Oxum – São João de Meriti
6- Projeto: Pela Vida Pela Paz: Uma campanha comunitária da Radio Mulher. Área: Campanhas. Objetivo Principal: o engajamento da Radio Mulher num ambiente comunitário de cultura de paz e pela erradicação da violência contra a mulher na comunidade. Atividades: ampliação da equipe, criação da campanha, convocação de outras rádios comunitárias para a promoção da cultura de paz.
Organização: Ass. de Mulheres do Morro do Alemão
7 - Projeto: Arte, Cultura e Cidadania Jovem. Áreas: Comunicação, Arte e Cultura. Objetivo principal: propõe levar cada jovem participante do projeto a refletir sobre o seu corpo/identidade, sobre suas relações com os outros e com a comunidade propiciando o seu desenvolvimento baseado nos direitos humanos. Atividades: seminário Gênero e Direitos Humanos com jovens, oficinas para criação de músicas comprometidas com a violência contra as mulheres, oficinas para criação de esquetes interativos e oficinas de arte do grafite, evento final de avaliação.
Organização: Associação Instituto JC3 – São Gonçalo
8 – Projeto: Mudando Cabeças, Corpos e Campos. Área: Esporte. Objetivo principal: promover uma campanha comunitária com profissionais de futebol feminino como embaixadoras pelo fim da violência contra a mulher no Rio de Janeiro visando criar oportunidades para que tenham conhecimento sobre o tema e possam divulga-lo. Atividades: serão realizadas oficinas de capacitação com as jogadoras em parceria com com experiência na área (Partners of America, Boas de Bola, Instituto Promundo e Instituto Bola pra Frente).
Organização: Grupo Guerreiras - Copacabana
9 – Projeto: Maré de Sabores. Área: Geração de Renda.Objetivo principal: contribuir para a melhoria de vida de mulheres da 16 comunidades do bairro da Maré através da qualificação profissional na área de gastronomia. Atividades: oficinas de direitos humanos, oficinas de gastronomia, aquisição de utensílios para montagem de um buffet.
Organização: Associação Redes de Desenvolvimento da Maré
10 – Projeto: Matriarcado Empoderado: Mulheres do Vidigal contra a Violência de Gênero. Área: Mobilização Social, Formação Política e Cultura. Objetivo principal: aumentar a capacidade das participantes em prevenir e enfrentar a violência de gênero. Atividades: oficinas temáticas relacionadas à violência de gênero, oficinas de expressão corporal, de arte do pincel, bingo Maria da Penha, seminário de encerramento.
Organização: AMAR – Associação de Mulheres de Ação e Reação - Vidigal
11 - Projeto: Mulher, Cultura e Economia Criativa. Área: Mobilização social. Objetivo principal: potencializar a capacidade de mulheres empreendedoras da comunidade e de comunidades vizinhas. Atividades: 3 encontros divididos em oficinas, palestras e atendimentos com parcerias de outras organizações que tem as expertises necessárias ao desenvolvimento da proposta.
Organização: Trajetória – Cidade de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário