Por Luiza Tenan
(Foto: divulgação) |
Assista ao vídeo aqui
A professora de corpo Renata Mafra acredita que no processo de aprendizagem não se deve restringir a criatividade: “Na aprendizagem devemos sempre partir da livre expressão criativa do aluno. Deixá-lo criar livremente. Cada um de nós tem memórias, histórias, identidades registradas em nosso corpo. O trabalho de expressão corporal possibilita esse emergir do que cada um tem para oferecer e criar. Com a criança devemos trabalhar sua espontaneidade, seu movimento natural, deixar que ela construa e perceba seus movimentos e sua dança.
Conceitos e regras podem ser introduzidos a partir desse universo particular que a criança tem a oferecer, o adulto também. Não podemos sufocar o aluno com conceitos, regras e formas “corretas” de fazer tal exercício. Se formos por esse caminho estaremos formando um aluno capaz de reproduzir corretamente determinado passo ou movimento, mas incapaz de criar e construir algo singular. A arte deve focar a liberdade de criação, a autonomia, a capacidade de cada um poder descobrir, pesquisar formas de expressão que mostram a identidade e singularidade de cada um”.
Ser livre de formas pré-estabelecidas em um mundo onde as regras imperam, é uma privilégio para poucos. Dançar como se ninguém estivesse vendo, é a essência para se libertar e deixar esse energia da arte fluir pelo seu corpo. Tomara que ela nunca se esqueça disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário