Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 26 de outubro de 2013

Em protesto, mulheres sauditas assumem volante e desafiam proibição - Internacional - Notícia - VEJA.com

Vídeos na internet mostram mulheres conduzindo veículos pelas ruas do país

Mulheres dirigem um carro em Riad nesta sexta-feira em apoio à campanha Women2drive
Em um protesto do mesmo tipo feito em 2011, cerca de 40 mulheres
assumiram o volante em várias cidades do país
(Fayez Nureldine / AFP)
Várias mulheres saíram neste sábado às ruas de cidade da Arábia Saudita dirigindo veículos, em desafio às leis que as proíbem de assumir o volante. O protesto deste sábado é resultado de uma campanha lançada em setembro na internet, que conseguiu coletar 16 mil assinaturas em uma petição online contra as atuais regras do país. Não se sabe ao certo quantas manifestantes aderiram à campanha, mas diversos vídeos de mulheres sauditas ao volante já circulam na internet.

A Arábia Saudita vive sob a rígida interpretação da lei islâmica (sharia), que impõe uma série de restrições às mulheres, que também as impedem de viajar para fora do país sem um homem da família.

Segundo informações do jornal Al Riad, o governo entrou em contato com as ativistas para advertir que não iria hesitar em aplicar a lei que proíbe atos como o que havia sido programado. Na quinta-feira o Ministério do Interior já havia dito que aplicaria a lei com firmeza contra manifestações que “abrem a porta para discórdia" e que as autoridades competentes seriam rígidas com os infratores. O site da campanha foi atacado por piratas virtuais.

May al Sauiyan é uma das mulheres que resolveu desafiar o governo e postou um vídeo no YouTube no qual aparece conduzindo um carro por uma importante avenida de Riad, capital da Arábia Saudita. Como outras mulheres que desafiam a proibição na Arábia Saudita, Al Sawyan diz ter licença para dirigir no exterior. "Estou muito feliz e orgulhosa de não ter havido nenhuma reação contra mim", disse por telefone à agência Associated Press. Ela disse, no entanto, que estava preparada para o risco de ser detida e que chegou a passar por um carro de polícia, mas a uma distância segura. Em outro vídeo, gravado em Ehsa, no leste do país, uma mulher conduz um veículo com suas irmãs até o trabalho. Há informações de, pelo menos, mais três mulheres que conseguiram dirigir sem serem importunadas.

Há dois dias, a ativista saudita Luyein al Hazlul, que vive nos Estados Unidos, chegou a seu país natal para participar da manifestação. Em um vídeo divulgado no YouTube, ela aparece conduzindo o carro de seu pai do aeroporto de Riad até o lar de sua família. No registro, é possível escutar a voz de seu pai, que defende o direito de todos dirigirem. Segundo o jornal saudita Al Ashraq, as forças de segurança determinaram que o pai de Al Hazlul assinasse um documento no qual se comprometia a não permitir que sua filha dirija.

Afronta - Protestos como o que foi organizado neste sábado são raros na Arábia Saudita. A primeira manifestação do gênero ocorreu em 1995. Na ocasião, 50 mulheres foram detidas por um dia após dirigirem, tiveram os passaportes confiscados e perderam seus empregos. Já em junho de 2011, cerca de 40 mulheres assumiram o volante em várias cidades do país, numa manifestação que teve início após a prisão de uma saudita que havia postado um vídeo de si mesma dirigindo.

(com agências EFE e Estadão Conteúdo)
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/em-protesto-hoje-mulheres-sauditas-pedem-direito-de-dirigir

Nenhum comentário:

Postar um comentário