Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maioria dos jovens infratores foram vítimas de algum abuso quando criança

Levantamento é da Promotoria de Defesa da Infância; Correio conta a história de um adolescente que apanhava do padrasto e acabou no crime

Lígia, 15 anos, e o irmão foram criados por um pai violento, que perdeu a guarda:  'A gente não aguentava mais' (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Lígia, 15 anos, e o irmão foram criados por um pai violento, que perdeu a guarda: "A gente não aguentava mais"
A criança vítima de violência tem predisposição para reproduzi-la na adolescência. A conclusão de especialistas é ratificada quando há uma investigação da vida do jovem infrator. Levantamento da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude revela que menores de 18 anos praticaram 1.853 atos infracionais graves nos primeiros sete meses do ano. A maior parte cometeu homicídio, tráfico de drogas e roubo. Em quase todos os casos, a família desestruturada contribuiu para o desvio de personalidade do adolescente.

O Correio conversou com um garoto de 17 anos, que vive em liberdade assistida. Marcos* cometeu o primeiro delito aos 12 anos, no Pedregal, bairro do Novo Gama (GO), município do Entorno. Na ocasião, furtou dinheiro do caixa de uma padaria. “O dono descobriu. A polícia me bateu muito e me liberou. Nem me levou para a delegacia”, relembrou.

Dois anos depois, Marcos entrou de vez para o mundo do crime. Morando em São Sebastião, passou a roubar e a traficar. Também usava maconha e cocaína. Entrou para uma gangue, pegou em arma e tentou matar dois desafetos. “Só não morreram por sorte. Passei pelo Caje (Centro de Atendimento Juvenil Especializado) duas vezes. Sei que o que fiz é errado, mas, com a vida que a gente leva, não tem muita chance de crescer bonzinho”, reconheceu.

Assim como milhares de jovens envolvidos com a criminalidade, Marcos é de família pobre, criado só pela mãe — o pai desapareceu quando ele tinha 2 anos. Recebeu educação de um padrasto violento. “Ele me batia de sair sangue. Eu só não o matei quando cresci porque a minha mãe se separou antes”, contou, com amargura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário