Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

‘Mulher, Viver sem Violência’ chega ao Amazonas, nesta 4ª feira, para levar mais serviços públicos a brasileiras da floresta


28/10 - ‘Mulher, Viver sem Violência’ chega ao Amazonas, nesta 4ª feira, para levar mais serviços públicos a brasileiras da floresta
Doados pela SPM, ônibus levam direitos e acesso à Lei Maria da Penha para lugares remotos Foto: Divulgação SPM
Estado é a 12ª unidade federativa a formalizar adesão à iniciativa do governo federal, em seguimento a Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe. Programa tem investimento total de R$ 305 milhões. Em ato com a ministra Eleonora, Amazonas receberá unidades móveis para atender mulheres do campo e da floresta; capital terá Casa da Mulher da Brasileira

Clique aqui para ver as fotos das unidades móveis (alta resolução)

Estado com menos acesso à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), no primeiro semestre deste ano, o Amazonas traz como desafio para o enfrentamento à violência de gênero o alcance às mulheres que vivem em áreas remotas: povoados da floresta, aldeias, margens dos rios, núcleos rurais, assentamentos e comunidades extrativistas. Com a missão de levar direitos a brasileiras, onde quer que estejam, o programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ começará a ser desenvolvido no Amazonas, a partir desta quarta-feira (30/10), quando da assinatura de termo de adesão da iniciativa do governo federal.

O documento será firmado pela ministra Eleonora Menicucci, da SPM; pelo governador em exercício, José Melo de Oliveira (PROS-AM); pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB-AM); pelo defensor público-geral do Estado do Amazonas, José Ricardo Vieira Trindade; pelo procurador-geral de Justiça do Amazonas, Francisco Santiago da Cruz; e pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Romano. A solenidade ocorrerá, Às 9h30, no Palácio Rio Negro, em Manaus. Estarão presentes na cerimônia, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher do Senado Federal; a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; a chefe de Gabinete da SPM, Linda Goulart; a coordenadora Estadual dos Serviços de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher, Andreza Lopes, entre outras autoridades.

Com a adesão do Amazonas, sobe para 12 a quantidade de unidades federativas envolvidas com o ‘Mulher, Viver sem Violência’: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Em conjunto com o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o programa fortalece a rede de serviços públicos em estados, capitais, municípios-polo, fronteiras secas, campo e floresta. Tem seis eixos estratégicos: construção, reforma predial, equipagem e manutenção da Casa da Mulher Brasileira – uma por capital; transformação da Central de Atendimento à Mulher- Ligue 180 em disque-denúncia; organização dos serviços na saúde e na coleta de vestígios de crimes sexuais, em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça;  criação de seis centros de atendimento em fronteiras secas para enfrentar o tráfico de mulheres; campanhas continuadas de comunicação para prevenção da violência; e unidades móveis para o acolhimento de mulheres rurais. 

Campo e floresta Na solenidade, a ministra Eleonora assinará termo de doação de duas unidades móveis para mulheres em situação de violência no campo e na floresta. Com custo unitário de R$ 550 mil, os ônibus estão preparados para circularem em áreas rurais. Têm instalações acessíveis para pessoas com deficiência. Possuem duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (para digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. 

Além da doação dos veículos, a SPM arcará, pelo período de um ano, com despesas de manutenção (pneus rodantes, combustível do veículo, gerador, óleos, aditivos e kits). Os veículos já foram entregues para: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.

Cronograma e demais itinerários pelas áreas rurais do Amazonas estão sendo organizados pelo governo estadual e pelo Fórum Estadual de Mulheres do Campo e da Floresta, contando com o apoio da SPM, do Fórum Nacional e da coordenação da Marcha das Margaridas. 

Violência no AM De janeiro a junho deste ano, o estado teve 1.427 registros no Ligue 180, sendo 682 provenientes da capital. Somente dez dos 62 municípios foram atendidos, o que corresponde a 16% de cobertura. Amazonas e Manaus foram ocuparam a 27ª posição dentre as unidades federativas e capitais em acesso ao 180. São explicações gerais, a distância dos municípios e a dificuldade de busca de informação sobre direitos e Lei Maria da Penha.

Segundo o Mapa de Homicídios de Mulheres, de 2012, o Amazonas é o 23º colocado em número de assassinatos de mulheres. Manaus é a 20ª no ranking por capital e o município de Coari é um dos 100 municípios com maiores registros de homicídios femininos por taxa da população feminina.

A rede de atendimento às mulheres em situação de violência é composta por 17 serviços: 11 delegacias especializadas, dois centros de referência, uma casa-abrigo, um juizado de violência doméstica e familiar, uma vara adaptada e uma defensoria/núcleo.

Adesão do Amazonas ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’
Data: 30 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Palácio Rio Negro (Av. Sete de Setembro, s/nº) – Manaus/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário