Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A 100 passos de um sonho: leve, divertido e com sabor indiano

O filme conta a história de uma família indiana que se muda para o vilarejo de Saint-Antonin-Noble-Val, no sul da França, fugindo de conflitos políticos em Mumbai

article image
A chef Madame Mallory comanda o 'Le Saule Pleureur' não vê a família de Papa Kadam como uma ameaça para seu restaurante (Reprodução/Internet)
por Paulo Cardoso Jr.*
Estreia nesta quinta-feira, 28, o filme A 100 passos de um Sonho, que é mais um daqueles de você salivar no cinema. Muito parecido com o filme Chef, de Jon Favreau, só que este é uma comédia sobre redes sociais, disfarçada de road trip e com tema gastronômico, enquanto que o filme dirigido por Lasse Hallstrom a gastronomia é o foco.
O filme é baseado no livro homônimo de Richard C.Morais, lançado em 2010, e conta a história de uma família indiana que se muda para o vilarejo de Saint-Antonin-Noble-Val, no sul da França, fugindo de conflitos políticos em Mumbai. É quando o patriarca da família, Papa Kadam (Om Puri) decide abrir uma autêntica casa de cozinha indiana em frente a um dos mais tradicionais restaurantes franceses, o Le Saule Pleureur, premiado com uma estrela do Michelin e comandado pela chef Madame Mallory (interpretada de forma primorosa pela atriz Helen Mirren) que, de início, não vê a família de Papa Kadam como uma ameaça para seu restaurante.
A partir daí é travada uma guerra gastronômica, onde de um lado estão os mais tradicionais pratos da culinária francesa e de outro da indiana. No meio de tudo isso está o chef Hassan Kadam (Manish Dayal), filho de Papa Kadam, que apesar de ser um entusiasta dos temperos indianos, não descarta totalmente os sabores franceses e acha que o ideal seria justamente a união dos dois, ideia completamente impensável tanto por seu pai, quando para Madame Mallory.
Como toda a trama se passa num período de aproximadamente dois anos, podemos acompanhar a evolução do jovem chef Hassan Kadam, a constante mudança de paisagem e admirar cada estação do ano, fazendo com que a fotografia seja um dos destaques do filme. Orçado em US$ 22 milhões, A cada 100 passos de um Sonho já faturou pouco mais de US$ 30 milhões nas bilheterias norte-americanas, onde foi lançado dia 8 de agosto. Nenhuma surpresa, já que a produção conta com o selo de qualidade de Steven Spielberg e Oprah Winfrey.
Um fato interessante que ocorreu nos bastidores, foi que o ator Om Puri todo final de semana, durante a produção, convidava sua família do filme para sua casa e cozinhava os pratos indianos tradicionais. Isso fez com que todos se aproximassem ainda mais, formando um vínculo na tela mais natural e convincente. Leve, divertido e com um pouco de drama. Receita que funciona há mais de um século no cinema agora com uma pitada do sabor indiano.
*Paulo Cardoso Jr. escreve para o site Blah Cultural, parceiro do Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário