Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

E se os super-heróis fossem desenhados como as super-heroínas?

RAFAEL CISCATI
26/08/2014 
A capa de Manara - a heroína sensual desagradou fãs e levantou uma discussão sobre como as mulheres são retratadas nos quadrinhos (Foto: Divulgação/ Marvel )
Na semana passada, os fãs de quadrinhos em todo o mundo se viram em meio a uma discussão envolvendo a Mulher-Aranha, um desenhista de quadrinhos eróticos e a noção de como as mulheres são – ou deveriam ser – representadas pela mídia.

Resumidamente: a Marvel, a editora responsável pela revista, contratou o italiano Milo Manara para desenhar a capa alternativa de Mulher-Aranha nº1. Manara é um famoso autor de quadrinhos eróticos. Seu trabalho é cultuado e polêmico. Uma de suas obras mais famosas, Click! ,  fala sobre uma mulher sexualmente insaciável. 

Em seu ramo, Manara faz sucesso. Ao desenhar para a Marvel, desagradou aos fãs. O desenhista criou uma versão hipersexualizada da Mulher-Aranha, em uma pose anatomicamente improvável. Os fãs reagiram com uma pergunta óbvia: será que Peter Parker, o Homem-Aranha original, seria desenhado da mesma forma? 

A discussão rende pano para a manga. Não sei se vale a pena criticar Manara. Quando o contratou, a Marvel sabia o que esperar. Como lembrou a jornalista Kelly Thompson, do site especializado Comic Book Resource (CBR), parcela maior de culpa recai sobre a editora. Ao contratar um desenhista de quadrinhos eróticos (cujo trabalho é extremamente respeitado), os editores tinham em mente o traço sensual das mulheres de Manara. E quiseram imprimi-lo em sua Mulher-Aranha. A escolha caiu mal. A Mulher-Aranha é uma persongem popular e forte. A capa do gibi não mostra nada disso. 

A melhor resposta que vi, até agora, foi dada por Brett White –  fã de quadrinhos e um dos colaboradores do CBR.  “O problema, ou pelo menos o problema que me desagrada nesse caso, é a falta de igualdade”, disse ele.  Ao contrário das mulheres, a sensualidade dos homens é pouco explorada nos gibis. Para equilibrar a balança, White fez um exercício de imaginação. Criou suas próprias capas alternativas para heróis populares. Todas com o mesmo tratamento dado por Manara à Mulher – Aranha. Seus desenhos não resolvem o problema da representação feminina nessas mídias. Mas colocam para pensar sobre a igualde que ainda falta. Além de, convenhamos, ser divertidos (deem uma olhada nesse Wolverine de sunguinha, sério...)
 
Um Homem-Aranha sexy (Foto: Reprodução)


Wolverine (Foto: Reprodução)

O Capitão América sexy (Foto: Reprodução)


Homem de Ferro (Foto: Reprodução)

O Justiceiro - numa versão sensual (Foto: Reprodução)

O grande Namor - sexy (Foto: Reprodução)

Um Thor sexy (Foto: Reprodução)


Nenhum comentário:

Postar um comentário