Pergunta: quando uma mulher lava a louça, o que ela é?
Resposta: nada. continua sendo uma mulher que faz apenas a sua obrigação.
Pergunta 2: quando um homem lava a louça, o que ele é?
Resposta: incrível, pelo fato de fazer algo que, para alguns, não pertence ao universo dele.
Um projeto quer simplificar os estereótipos de gênero e fazer com que fique impossível ignorar seus impactos negativos.
Batizado de Man Meets Woman, o novo livro da editora Taschen (apenas disponível nos Estados Unidos, por enquanto), traz ilustrações da artista Yang Liu, que busca analisar, em verde e rosa, como o comportamento de homens e mulheres é visto de forma diferenciada - e equivocada.
A artista de 38 anos usa imagens minimalistas para ilustrar a complexidade da cultura de gênero, estereotipada, e seu resultado efetivo no ambiente de trabalho, em casa, e em situações corriqueiras do dia a dia, como, por exemplo, falar ao telefone.
Em entrevista ao The Huffington Post, a artista justificou o seu trabalho e disse que “as mulheres estão tentando lutar contra esses estereótipos, que é um importante processo para chegar à igualdade de gênero, mas ainda há muita coisa para se fazer”.
E continua: “Por outro lado, durante o processo, nós nos assustamos ao enfrentar o fato de que homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos, mesmo.”
As imagens, lado a lado, mostram a discrepância como os homens e as mulheres se vêem e são vistos por outras pessoas. O formato simples que a artista usa é uma ferramenta instigante para despertar conversas e provocações emocionais sobre o assunto.
O livro estará disponível a partir do dia 6 de outubro, e não tem lançamento previsto para o Brasil, mas pode ser encontrado em sites como a Amazon.
Enquanto isso, veja algumas das imagens que provam que as diferenças estão mais presentes do que você imagina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário