Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 21 de junho de 2016

Personagens transgêneros ganham visibilidade nos games

Personagens reforçam o sentido de representatividade para com os jogadores de identidade transexual

postado em 14/06/2016

Nos últimos anos, o movimento LGBT tem avançado na luta contra o preconceito e para dar visibilidade a pessoas com identidade transgênero. Novelas, filmes e séries trazem personagens que representam essa parcela da população, na maioria das vezes, invisibilizada. Mas no universo dos videogames essas personagens não são nenhuma novidade.

Uma das primeiras personagens trans que se tem notícia é Birdo, uma criatura rosa que cuspia fogo no jogo Super Mário Bros 2, de 1988. Na época, o manual de instruções do jogo descrevia a personagem como “um garoto que acredita ser uma garota, e prefere ser chamado de Birdetta”. Nas atualizações seguintes, os idealizadores do game mudaram a descrição do personagem e começaram a indicar que a personagem era do sexo feminino e que seria a “namorada” de Yoshi, personagem famoso do jogo Mário Bros.

Na década de 1995, o jogo de RPG Chrono Trigger inovou ao trazer Flea, um mago que causava “confusão” nos membros de sua equipe a respeito de seu gênero. Sempre que outro personagem interagia com o mago e o tratava no feminino, ele exclamava: “Ei, eu sou um cara!” e logo depois completava: “Homem, mulher… Qual a diferença? Poder é belo, e eu tenho o poder!”

A nova atualização do jogo de realidade virtual The Sims, permite que os participantes possam escolher sua identidade de gênero. A novidade começou no último  4 de junho, e além de poder escolher o gênero, os jogadores podem escolher qualquer tipo de roupa e definir o comportamento dos seus sims — nome dado ao personagem que o jogador cria baseados em suas características.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário