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terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Como as telenovelas brasileiras representam as mulheres

Este estudo reflete sobre a representação da figura feminina nos meios de comunicação, especificamente por meio das telenovelas brasileiras. Segundo a autora, muitas vezes elas constroem personagens femininas estereotipadas que reforçam a dominação masculina, mas existem brechas significativas para abordar temáticas contra-hegemônicas. Esse é o caso da personagem Clara da novela “Em Família”, analisado no estudo, que abre espaço para discutir as relações lésbicas.
(Nexo, 23/02/2017)
A qual pergunta a pesquisa responde?
A pesquisa teve por objetivo refletir sobre a construção da figura da mulher operada pelos meios de comunicação, através de um dos seus produtos culturais, a telenovela brasileira. Será que a telenovela coloca a mulher em termos estereotipados ou, para além disso, garante um lugar de fala a elas?
Por que isso é relevante?
Muitos acreditam que a mulher brasileira só tem espaço na mídia com suas bundas e em comercial de cerveja. De fato, essa objetificação existe e não só para a cerveja. Vai desde a pasta de dente até o gorrinho de dormir. Mas a telenovela, pelo que percebemos, pode ir – como tem ido – além disso. Assim, observando algumas telenovelas, formulamos a seguinte ideia: não existe invisibilidade midiática no que se refere à mulher, mas sim uma visibilidade que é construída através de estereótipos que preservam a manutenção da dominação masculina. Ou seja, no que concerne à mulher, acreditamos que a mídia representa, ao seu modo, a sua figura. Isso implica dizer que a constrói, sim, em cima de estereótipos mas que nem sempre essas construções são negativas. Como é o caso da personagem Clara da novela da Globo “Em Família”. De modo que consideramos importante pesquisar sobre quais são as concepções e consequências das articulações da mídia no que diz respeito à figura da mulher.
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha

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