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terça-feira, 22 de agosto de 2017

ONU defende que políticas de compras corporativas ajudem a reduzir desigualdades de gênero

18/08/2017

Políticas de compras dos setores público e privado devem levar em conta as desigualdades de gênero nas cadeias de abastecimento. Essa foi a pauta defendida pela ONU Mulheres nesta sexta-feira (18), em um fórum organizado em São Paulo pela agência das Nações Unidas, a Rede Brasil do Pacto Global e a Fundação Getúlio Vargas. Evento discutiu como a aquisição consciente de insumos pode empoderar mulheres empreendedoras.

“Levando em conta o volume das compras corporativas ao redor do mundo, podemos imaginar o quanto as corporações podem influenciar significativamente a maneira como fornecedores e cadeias de suprimento operam”, afirmou a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
Segundo o organismo da ONU, os valores das aquisições empresariais e institucionais chegam à casa dos trilhões, mas apenas 1% é gasto em empreendimentos liderados por mulheres.
A dirigente acrescentou que “promover o fortalecimento de empreendimentos liderados por mulheres por meio de compras sensíveis a gênero contribui para aumentar a autonomia econômica das mulheres, reduzir desigualdades e fortalecer as economias”.
Os negócios liderados pelo público feminino são, na esmagadora maioria, micro ou pequenas empresas. Mas, ao contrário de suas contrapartes masculinas, as empresárias enfrentam um conjunto único e desigual de desafios, além daqueles já costumeiramente enfrentados pelas pequenas empresas.
Entre as barreiras, está a dificuldade para acessar as cadeias de valores local e global. Tanto em economias desenvolvidas, quanto em economias em desenvolvimento, as mulheres ainda não conquistaram a igualdade com os homens em quesitos como habilidades gerenciais, educação financeira, empoderamento político e econômico.
Esse desnível tem reflexos no sucesso de seus empreendimentos e também desestimula a abertura, formalização e crescimento de empresas por parte das mulheres.

ONU Mulheres lança publicação em português sobre o tema

Para reverter esse cenário, a ONU Mulheres vem trabalhando com as empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – plataforma criada pela agência e o Pacto Global da ONU — para identificar formas de fortalecer os negócios liderados por mulheres. Esforços estão em linha com o Princípio número 5: “implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres”.
Durante o fórum, a ONU Mulheres lançou a versão em português do guia “O poder das compras, como adquirir de negócios liderados por mulheres”. A publicação traz ferramentas e técnicas que visam à redução e eliminação dos problemas encontrados por essas empresárias.
Acesse o documento clicando aqui.
Saiba mais sobre os Princípios clicando aqui.

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