O livro Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência Sexual: Metodologias para Tomada de Depoimento Especial, lançado este ano pela editora Appris, é um passo para a compreensão da importância do depoimento especial. Com a metodologia de entrevista forense, a obra descreve e analisa estratégias que buscam reduzir os efeitos do estresse decorrente do ato de prestar testemunho em processos de investigação de crimes de violência sexual infanto-juvenis.
A publicação chama atenção para a necessidade de uma equipe multidisciplinar, capacitada especialmente para realizar as entrevistas com crianças e adolescentes, além de um espaço físico amigável e pensado para acolher as vítimas.
Com o objetivo de auxiliar os órgãos no enfrentamento desse tipo de violência, o livro é resultado de uma pesquisa realizada em 28 países considerados referência em atendimento, além de abordar eixos centrais da Lei 13.431/2017, como o depoimento especial, que é a escuta especializada feita em espaços qualificados como centros de atendimento integrado.
Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência Sexual: Metodologias para Tomada de Depoimento Especial foi lançado pela Childhood Brasil e tem autoria de Benedito Rodrigues dos Santos, professor da Universidade Católica de Brasília, Itamar Batista Gonçalves, gerente de Advocacy da Childhood Brasil, e Vanessa Nascimento Viana, pesquisadora do Instituto WCF Brasil.
Ficou interessado? Clique aqui para acessar o site da editora Appris. Parte do valor arrecadado com a venda da publicação será doada para a Childhood Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário