Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Checkpoint Berlim: Poema em fachada gera debate sobre sexismo

Obra do escritor Eugen Gomringer incomoda estudantes de universidade berlinense, que afirmam que texto trata mulheres como objetos e pedem sua remoção. Artistas reagem e saem em defesa do poema.
  • 18.09.2017
  • Clarissa Neher
  • DW
"Avenidas e flores e mulheres e um admirador" é a última frase do poema do suíço-boliviano Eugen Gomringer, escrito em 1953, que atualmente estampa a fachada de uma universidade em Berlim. Apesar de pintada em 2011, em homenagem ao artista que havia recebido um prêmio literário oferecido pela instituição, a obra tem gerado polêmica recentemente.
Há cerca de um ano, o Comitê Geral de Estudantes da universidade Alice Salomon Hochschule Berlin promoveu um debate sobre o poema e seu suposto conteúdo sexista e exigiu a remoção do texto. O grupo argumentou que a obra reproduz a tradição patriarcal da arte, que percebe as mulheres apenas como musas para a inspiração de homens.
Em uma carta aberta, o comitê estudantil ressaltou que o poema não assedia diretamente as mulheres, mas reforça o ato desagradável de avaliação pelas quais elas são constantemente submetidas ao se movimentarem em ambientes públicos.
Os estudantes afirmaram ainda que o poema na fachada funcionaria como um constante alerta de que o olhar de um potencial agressor sexual pode estar em qualquer lugar. A carta ressalta que a remoção do texto não mudaria a sensação de insegurança, mas seria um avanço contra a degradação da mulher percebida como objeto em espaços públicos.
Inicialmente, a reação ficou restrita ao círculo acadêmico. Somente após descobrir que a fachada precisava de uma reforma, a universidade resolveu atender ao pedido e iniciou um concurso de ideias para a nova pintura. Com a recente decisão da reitoria, a polêmica acabou ultrapassando os limites do mundo universitário.
Diversos escritores e artistas saíram em defesa da obra. Eles consideram a remoção um absurdo, além de preocupante, e argumentam que a visão dos estudantes está equivocada. A filha do poeta, Nora Gomringer, disse que o admirador do texto não domina a mulher e seria apenas parte da cena construída.
O autor, de 92 anos, pareceu mais tranquilo, apontando que seu objetivo sempre foi promover debates com poucas palavras. Mas ele ressaltou ser contra a remoção do texto da fachada.
Pessoalmente, não considero o poema sexista, mas não ignoro o fato de que o sexismo continua muito presente na sociedade. Basta olhar para os cartazes eleitorais do partido populista de direita Alternativa para Alemanha (AfD) com a foto de mulheres de biquínis e o slogan "Burcas? Nós gostamos de biquínis", expondo mulheres como objetos sem vontade própria. Por essa forte presença, apesar de ter uma opinião diferente da dos estudantes, acho importante o debate sobre o poema.
Quando mulheres se sentem atacadas com determinadas atitudes, elas têm todo o direito de falar sobre isso e serem ouvidas. O combate ao sexismo e a conscientização sobre esse tipo de comportamento não se alcançam com o silêncio.
No caso do poema, pode ser que os estudantes tenham razão, mas seria a remoção a melhor maneira de resolver a questão? O diálogo neste debate, onde há claramente diferentes percepções sobre o texto, poderia abrir espaço para outra solução.
A universidade ainda não decidiu qual será o futuro da fachada. Até meados de outubro, a instituição receberá sugestões de estudantes e funcionários, para depois anunciar a decisão.
Clarissa Neher é jornalista freelancer na DW Brasil e mora desde 2008 na capital alemã. Na coluna Checkpoint Berlim, publicada às segundas-feiras, escreve sobre a cidade que já não é mais tão pobre, mas continua sexy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário