Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pela primeira vez, mulher apita jogo da Bundesliga

Bibiana Steinhaus é primeira mulher a arbitrar uma partida da principal divisão do Campeonato Alemão. Policial de 38 anos ganhou fama mundial após jogador passar a mão no seio dela sem querer, em jogo da segunda divisão.
10.09.2017
DW
A alemã Bibiana Steinhaus se tornou neste no domingo (10/09) a primeira mulher a apitar uma partida da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão. A policial de 38 anos foi o centro das atenções no jogo entre o Hertha Berlim e o Werder Bremen, partida da terceira rodada do torneio masculino, que terminou empatada em 1 a 1.
Com uma ascensão bastante aguardada no país, Steinhaus já apitou jogos de divisões inferiores e exerceu a posição de quarto árbitro na elite do futebol alemão.
Como árbitra auxiliar, Steinhaus já teve de lidar com técnicos bastante explosivos como Jürgen Klopp, quando ele treinava o Borussia Dortmund, e Pep Guardiola, durante a passagem do espanhol pelo Bayern de Munique.
Nascida em Hannover e com mais de 1,80 metro de altura, Steinhaus há muito já demonstrou seu conhecimento dentro das quatro linhas: em 80 partidas da segunda divisão, nas Copas do Mundo de Futebol Feminino de 2011 e 2015 e nos Jogos Olímpicos de 2012. No futebol profissional alemão, ficou conhecida principalmente por ignorar piadas e situações embaraçosas do mundo masculino.

Durante partida da segunda divisão do Hertha, em 2010, Steinhaus foi destaque na imprensa internacional, depois que o jogador do  Hertha Berlim Peter Niemeyer passou a mão no peito da juíza quando intencionava dar-lhe um tapa no ombro. Ela não se incomodou com o lance. "Não foi uma situação incomum, nem para mim, nem para ele. Acho que devemos levar na esportiva", afirmou Steinhaus na época. A cena ganhou destaque na TV alemã e foi motivo de reportagens na mídia de países como Itália, Holanda, Espanha, Turquia e Brasil.
A última vez que Steinhaus virou notícia foi quando apitou a goleada de 5 a 0 do Bayern de Munique sobre o Chemnitz pela Copa da Alemanha, no dia 12 de agosto. Durante a partida, o Bayern teve uma falta a favor quando ganhava por 3 a 0 e o francês Franck Ribéry, enquanto posicionava a bola para bater a falta, brincou ao desamarrar o cadarço de uma das chuteiras de Steinhaus.
A árbitra o advertiu verbalmente, entre risos, enquanto muitos usuários das redes sociais questionaram se o francês teria feito o mesmo caso a partida fosse apitada por um homem.
"Sei que Franck não fez com má intenção, por isso me pareceu suficiente dizer a ele que essas são coisas que normalmente acarretam um cartão", disse Steinhaus em declarações ao programa esportivo Sportsachau, da emissora alemã ZDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário