Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 1 de março de 2019

Delegacia de Defesa da Mulher inaugura atendimento 24 horas em Campinas nesta quinta

O prédio da 2ª DDM de Campinas, no Jardim Londres — Foto: Reprodução / EPTV
O prédio da 2ª DDM de Campinas, no Jardim Londres — Foto: Reprodução / EPTV
Serviço estará disponível na 2ª DDM, no Jardim Londres, ao lado da 2ª Seccional. Medida atende antiga reivindicação do Ministério Público.

Por G1 Campinas e Região
28/02/2019

Começa a funcionar nesta quinta-feira (28) o atendimento 24 horas da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas (SP), instalada junto ao prédio da 2ª Seccional. A medida atende uma antiga reivindicação do Ministério Público (MP) e de representantes dos direitos da mulher. A 1ª DDM, no entanto, segue funcionando no horário normal.

Para o diretor do Deinter-2, delegado José Henrique Ventura, a abertura 24 horas da unidade no Jardim Londres é uma conquista para as mulheres.
"Nós tínhamos o atendimento personalizado às mulheres durante o horário do expediente, e no período noturno, aos finais de semana e feriados, elas eram atendidas no plantão. Agora serão atendidas exclusivamente pela DDM. É uma conquista para a cidade, que vinha pleiteando isso."

Protesto

Grupo pede fim da violência contra a mulher durante ato na inauguração do serviço 24 horas da DDM de Campinas (SP) — Foto: Luciano Calafiori/G1Grupo pede fim da violência contra a mulher durante ato na inauguração do serviço 24 horas da DDM de Campinas (SP) — Foto: Luciano Calafiori/G1Grupo pede fim da violência contra a mulher durante ato na inauguração do serviço 24 horas da DDM de Campinas (SP) — Foto: Luciano Calafiori/G1
Elas levaram faixas e cartazes e relembraram o caso da comerciante que morreu durante a madrugada desta quinta depois que teve o corpo queimado pelo ex-marido.
"Ontem uma companheira teve o corpo todo queimado e morreu nessa noite, então também é pra denunciar essa questão da violência que só aumenta. Nós queremos fazer memória a essa companheira", ressaltou Lourdes Simões, uma das organizadoras.
O grupo deve seguir durante a tarde para o Terminal Ouro Verde, onde continuará o ato.

Estatísticas criminais

Juntas, a 1ª e a 2ª DDMs de Campinas instauraram 2.733 inquéritos em 2018, uma média de sete por dia, com 198 prisões efetuadas. Somente no primeiro mês de 2019, as duas unidades abriram 243 inquéritos e registraram 27 prisões.
De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o número de medidas protetivas que obrigam o agressor a se afastar do lar em Campinas subiu 126,5% em 2018, na comparação com o ano anterior: 222 ante a 98 de 2017.

Onde fica

  • 2ª DDM: Rua Ferdinando Panatoni, 590, no Jardim Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário