Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Comissária encoraja mulheres qualificadas a integrar força policial da ONU

Ouvir / Baixar
Uma em cada dez polícias é de sexo feminino na força internacional de cerca de 12,4 mil efetivos; organização quer aumento de agentes policiais do sexo feminino em 20%, até 2014.
Ann-Marie Orler Foto: ONU/Mark Garten
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
A mais alta responsável da Polícia das Nações Unidas pediu mais agentes qualificados do sexo feminino para servir em operações da organização em todo o mundo.
Ann-Marie Orler dirigia-se esta quarta-feira, aos Estados-Membros, em Nova Iorque. A oficial falou de ações para reforçar a qualidade e o profissionalismo da força internacional de cerca de 12,4 mil efetivos distribuídos por 18 missões da organização.
Polícia Moderna
Orler, que cessa funções como consultora, disse que o objetivo é ter o serviço policial "mais profissional possível". Para ela, a organização não pode contar com uma componente policial moderna e profissional, sem que seja incentivada a participação equilibrada de mulheres e homens.
Em 2009, a ONU lançou a iniciativa "Esforço Global" com vista a aumentar o número de agentes policiais de sexo feminino nas suas fileiras em 20% até 2014.
Apesar de um aumento verificado nos últimos três anos e meio, a oficial disse que apenas uma em cada dez polícias é de sexo feminino.
Manutenção da Paz
Advogada e polícia de formação, Orler trabalhou com a Polícia Nacional Sueca, durante cerca de duas décadas, antes de entrar para a ONU em 2008.
Na organização, foi vice-conselheira de Polícia do Departamento de Operações de Manutenção da Paz, e depois promovida a conselheira da Polícia em Março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário