Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Carta ao SOS Ação Mulher e Família

Caras,

Neste mês de Outubro faz um ano que tomei posse como Conselheira Tutelar. Neste período, foram inúmeros atendimentos, incontáveis relatórios, centenas de aplicações de medidas de proteção, muita cobrança e participação na rede. Apesar de ter demorado um pouco para assimilar o ritmo de tudo isso, não teria conseguido de forma alguma se em minha formação profissional eu não tivesse tido a honra de ter participado da excelência da metodologia de atendimentos do SOS Ação Mulher e Família.

Tenho plena convicção de que a sobrevivência dentro do ritmo árduo do atendimento do Conselho só é possível porque passei por inúmeros atendimentos no SOSAMF, aprendendo a escutar famílias, aprendendo a respeitar e entender questões que permeiam relacionamentos em que impera a violência de gênero, aprendendo que a justiça social se baseia no equilíbrio dos membros da família, bem como em sua proteção.

Várias famílias atendidas pela Instituição fazem parte dos atendimentos do Conselho, demonstrando que o problema social não é estanque em um único membro familiar, mas que afeta a todos... E todos devem ser acolhidos, atendidos, respeitados; à família são necessários inúmeros apoios, não só sociais, mas também no que tange à saúde, à educação, ao lazer...

No Conselho tenho tido a visão mais voltada à infância e à adolescência, mas sei que só consigo me focar com calma no assunto por já ter tido a visão voltada à mulher, muitas vezes base única da família, com sua força de Gaya, sustentando situações insustentáveis, desdobrando em sofrimentos, às vezes em glória, mas sempre lutando...

E a todo esse sentimento que levo no peito, agradeço demais ao SOSAMF. Pela sensibilidade, pelo olhar cauteloso, pela aprendizagem no atendimento, pela chance de ter atuado interdisciplinarmente, pelas discussões saudáveis, pelo respeito, pelo entendimento da rede. Enfim, é de coração que mais uma vez agradeço à Instituição SOS Ação Mulher e Família. Somente um trabalho sério como o desenvolvido aí pode refletir como um eco na atuação em rede.

Obrigada, sempre, a cada uma que me apoiou neste sonho de ser Conselheira. Que o SOSAMF possa cada vez mais fazer a diferença na vida das pessoas e das famílias, e possa continuar a construir dia a dia uma sociedade com maior equidade e respeito.

Lucia Helena Octaviano, ex-advogada e ex-coordenadora do SOS Ação Mulher e Família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário