Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Crianças são destaque do Dia Mundial do Coração 2013

Data é marcada neste domingo, 29 de setembro, com um alerta de que as doenças cardiovasculares começam a se desenvolver na infância; alimentação saudável e atividades físicas regulares são essenciais.
Importância da alimentação saudável
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Crianças sem hábitos alimentares saudáveis ou que não praticam atividades físicas têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares na idade adulta.
Por isso, a saúde infantil é o foco do Dia Mundial do Coração 2013, celebrado neste domingo, 29 de setembro. A campanha é da Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, OMS.
Mortes
Segundo a federação, as doenças cardiovasculares, como derrames, infartos, diabetes e hipertensão, causam 17,3 milhões de mortes por ano no mundo.
Em entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, o médico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado, explicou que a prevenção deve começar nos primeiros 10 anos de vida.
Mudanças
"Porque a doença que leva depósito de gordura na parede da artéria, que no final vai entupir a luz do vaso e vai levar o indivíduo a ter um evento cardiovascular, um infarto, um derrame, isso começa na primeira década de vida. Quanto mais precoce nós fizermos o diagnóstico e mais adequado for o tratamento, melhor é o resultado lá na frente. Aí você vê a importância do início precoce de trabalhar com essas crianças, mantê-las dentro do peso normal, que elas façam alimentação saudável e que elas pratiquem atividade física regular."
Machado lembra que a atitude dos pais é fundamental para que crianças e adolescentes não passem tanto tempo na frente do computador ou da TV e comam mais frutas e verduras.
Para mudar esses hábitos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está realizando campanhas educativas em escolas, promovendo a merenda saudável e conscientizando alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário