Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 28 de setembro de 2013

ONU comemora aniversário da Iniciativa Educação em Primeiro Lugar

Secretário-Geral faz balanço do primeiro ano do projeto, que busca garantir educação de qualidade a todas as crianças do mundo; ministro da Educação do Brasil ressalta igualdade de gênero nas escolas.
Malala Yousafzai no evento comemorativo do primeiro aniversário da Iniciativa Educação em Primeiro Lugar, na ONU. Foto:ONU/Amanda Voisard
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
No dia em que comemora o primeiro aniversário da Iniciativa Educação em Primeiro Lugar, as Nações Unidas estão pedindo mais liderança e financiamento para o setor.
Segundo a organização, no mundo todo, 57 milhões de crianças estão fora das salas de aula. A meta da iniciativa é colocar todas as crianças na escola; melhorar a qualidade do aprendizado e promover a cidadania global.
Investimento Futuro
No evento comemorativo, na sede da ONU, em Nova York, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que a educação é um investimento essencial para o futuro.
Ban afirmou que mães que tiveram acesso à educação têm mais chances de sobreviver ao nascimento dos seus filhos. E que se todas as meninas frequentassem a escola primária, poderiam ser salvas, por ano, 189 mil mulheres.
O Secretário-Geral citou a guerra civil na Síria, que segundo ele, prejudicou a educação de 2 milhões de crianças. Ban Ki-moon relembrou ainda que teve uma infância pobre na Coreia do Sul e que deve tudo o que conquistou à educação.
Igualdade de Gênero
O ministro da Educação do Brasil acompanha o evento na sede da ONU. Em entrevista à Rádio ONU, Aloizio Mercadante destacou a importância da igualdade de gênero na educação.
"Quem estuda, escolhe o que vai ser, num país como o Brasil hoje. Quem não estuda é escolhido ou não. E no Brasil, felizmente nós nunca tivemos discriminação de sexo na escola. As mulheres hoje têm a maioria das matrículas no ensino fundamental, na universidade, na pós-graduação e no Enem, nos temos 7,2 milhões de inscritos de acesso à universidade e as mulheres são maioria. A escolaridade melhora a nutrição, melhora a parte de higiene, melhora as oportunidades de trabalho, melhora a cidadania."
O ministro Mercadante afirma que o Brasil está contribuindo com a Iniciativa Educação em Primeiro Lugar com a construção de 9 mil creches. Deste total, 6 mil ficarão prontas até o fim do próximo ano.
Mais Livros
A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai também participou do evento em Nova York.
Malala fez um apelo aos líderes mundias, pedindo que ao invés de enviarem armas e tanques para países que já sofrem com o terrorismo, como o Afeganistão, sejam enviados livros.
Há cerca de um ano, a estudante foi baleada na cabeça, enquanto seguia para sua casa na saída da escola, em um ataque de autoria do grupo Talebã.
O aniversário da Iniciativa Educação em Primeiro Lugar contou também com a presença do enviado especial da ONU para Educação Global, Gordon Brown; da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova e do arcebispo emérito e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário