Menores desacompanhados tentam cruzar as fronteiras do país para escapar do fogo cruzado entre tropas do governo, rebeldes e milícias; muitos estão se refugiando no Vale do Becá, no Líbano.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
O Unicef informou que milhares de crianças sírias estão fugindo da violência no país totalmente desacompanhadas de seus familiares.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mais de 4150 crianças foram registradas pela agência da ONU nesta situação. Deste total, cerca de 1,7 mil procuraram o Vale do Becá, na fronteira com o Líbano, como porto seguro.
Agricultura
O Unicef alertou que o fato das crianças estarem sozinhas as expõe a exploração e abusos.
A porta-voz do Fundo, Marixie Mercado, disse que muitos menores estão trabalhando para sustentar suas famílias, mas querem voltar para a escola.
Há relatos de que as crianças sírias que chegaram ao Vale do Becá, no Líbano, estão sendo aproveitadas em trabalhos de agricultura.
Iraque e Jordânia
Pelo menos 300 menores se refugiaram no Iraque, e quase 1,2 mil na Jordânia. O grupo contém crianças de até 9 anos de idade.
Uma das meninas registradas pelo Unicef contou que viu o próprio pai ser assassinado. Aya, de 11 anos, está agora frequentando aulas de recreação do Unicef. O Fundo providencia apoio educacional, médico e psicossocial para os menores traumatizados pela violência e a guerra.
Mais da metade dos refugiados do conflito na Síria são crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário