Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 22 de setembro de 2013

Lei Maria da Penha e aplicação às relações homoafetivas entre mulheres são debatidas em Pernambuco


19/09 – Lei Maria da Penha e aplicação às relações homoafetivas entre mulheres são debatidas em Pernambuco
Ao lado da coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Lurdinha Rodrigues, secretária Cristina Buarque faz intervenção Foto: SPM-PE
Seminário reuniu setor público e sociedade civil para reflexões sobre a legislação
 
Coibir a violência doméstica e familiar, independente da orientação sexual. A partir desta diretriz realizou-se o “Seminário de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Mulheres Lésbicas e Bissexuais”, em Recife, nos dias 13 e 14 de setembro. O evento reuniu gestores e gestoras públicas, representantes dos movimentos de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais que discutiram os aspectos gerais e particulares da aplicação da Lei Maria da Penha no âmbito das relações homoafetivas entre mulheres. 
 
“A lei expressa atenção e proteção a todas as mulheres e pode ser aplicada igualmente às mulheres lésbicas”, sintetizou Lurdinha Rodrigues, coordenadora-geral da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e uma das palestrantes do seminário. A discussão sobre a aplicabilidade da legislação vigente em relações homoafetivas entre os grupos envolvidos, de acordo com Rodrigues, “é uma iniciativa muito importante para as mulheres lésbicas e bissexuais, pois traz para o debate os direitos desse segmento social no enfrentamento à violência de gênero nas relações homoafetivas entre mulheres”.
 
A dinâmica contemplou palestras, mesa-redonda e grupos de trabalho, espaços para aprofundar e subsidiar as reflexões relacionadas ao enfrentamento da homofobia, da lesbofobia, do racismo e à promoção de justiça, entre outros. Destes trabalhos, um dos resultados foi a ampliação e aprofundamento dos conhecimentos das participantes sobre as políticas de enfrentamento da violência doméstica, preconceito, e discriminação contra lésbicas e mulheres bissexuais.
 
Esse seminário foi direcionado para um público específico, mas integra um conjunto de ações de enfrentamento à violência contra as mulheres promovidas pela Secretaria Estadual da Mulher de Pernambuco, desde 2012, com apoio SPM-PR. O encontro teve a presença da secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque; do promotor de Justiça do Ministério Público, Westei Conde; do assessor especial de Diversidade Sexual do Estado de PE, Rildo Veras; do coordenador do Centro Estadual de Combate a Homofobia de Pernambuco, Rhemo Guedes; da integrante do Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Lésbica e Bissexual, Iris Silva, entre outras autoridades.
 
O evento ocorreu com o apoio da SPM-PR, por meio da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, para a formação de lideranças lésbicas e bissexuais, mulheres com deficiência e mulheres idosas sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário