Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Crianças e adolescentes dizem não à violência contra as mulheres e se mobilizam na campanha nacional ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’


23/11 - Crianças e adolescentes dizem não à violência contra as mulheres e se mobilizam na campanha nacional ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’
Ministra Eleonora participa do lançamento de campanha que mobiliza de crianças e jovens pelo fim da violência de gênero Foto: Isabel Clavelin/SPM
Videoclipes estrelados por artistas de hip hop, funk e rock e estudantes negros, indígenas, brancos e orientais, kits educativos, coreografias e flash mob marcam lançamento nacional de ação que percorrerá, em 2014, todos os estados

     Veja aqui galeria de fotos
‘Xô machismo! Xô violência! Xô de uma vez!’. Com estas palavras de ordem, começou a segunda fase da campanha nacional ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’, voltada à mobilização de crianças, adolescentes e escolas, de todo o Brasil, para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Com farto material educativo para estudantes, professoras, professores e educadores sociais, a iniciativa tem dois videoclipes: um estrelado por cantoras e cantores de hip hip, funk e rock, tais como Negra Li, Anitta, Buchecha e Tico Santa Cruz, e outro por crianças e adolescentes – negros, indígenas, brancos e de origem asiáticos, demonstrando a união do Brasil para o fim da violência doméstica e familiar.

“Eu trouxe um beijo da presidenta Dilma para vocês. Ela tem obsessão para que meninas e meninos, mulheres e homens não vivam com violência no nosso país. Para ela, não se muda nada se não for desde pequeno”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), no lançamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (22/11), no Rio de Janeiro. 

A ministra enfatizou que o “governo federal tem tolerância zero à violência contra as mulheres e meninas. E age para que as meninas e as mulheres não sejam traficadas nem violentadas. E que os meninos, em sua maioria negros, não sejam mortos por causa da violência nem do tráfico de drogas”, completou a ministra da SPM. O órgão é parceiro da campanha, que está incorporada ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal. Ao longo de 2014, ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’ percorrerá o Brasil, para prevenir a violência e sensibilizar estudantes e escolas para a igualdade de gênero.

Idealizadora da campanha, a coordenadora-executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher considerou ser “fundamental a gente poder mudar valores, os estereótipos e desnaturalizar a violência. É aprender que o bom na vida é ser igual, as pessoas se respeitarem e saber que uma pessoa não tem que dominar a outra nem viver com violência”. 

Integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Schuma comentou o apoio que obteve da ministra Eleonora e da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, para a realização da campanha.

Juventude - A diretora-executiva da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire, frisou que “quem está abraçando essa campanha é a juventude”. Amplia a rede de parcerias para enfrentar a violência de gênero, classificada por ela como “forma tão cruel de desigualdade entre homens e mulheres na sociedade”.

O diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, agradeceu por ter sido convidado a apoiar a iniciativa, que passará a contar com a colaboração de 1,5 milhão de revendedoras de produtos cosmésticos. E chamou a atenção o primeiro sinal de violência tem de ser denunciado e combatido, pois “a violência começa no palavreado e nos gestos”, inclusive, com crianças e adolescentes.

A subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Adriana Mota, apontou que a violência é ensinada. “É comportamento que a gente aprende e, por isso, precisamos desaprender. Temos de ser atenciosos, cuidadosos. Temos de abraçar e amar”, finalizou.

Após a exibição dos videoclipes, o público acompanhou, em frente ao Cine Odeon, na Cinelândia, danças coreografadas de estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro e flash mob. Estiveram presentes aos atos, a secretária municipal da Mulher do Rio de Janeiro, Ana Rocha; o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira; a cantora Leila Pinheiro, diretora musical do videoclipe infanto-juvenil; um dos autores da canção ‘Quem Ama Abraça’ Gabriel Moura; o maestro Julio Moretzsohn; integrantes da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, entre outros participantes da ação. 

Sensibilização pública – ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’ é a terceira campanha do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, que tem como foco a sensibilização e a conscientização sobre direitos, o alerta acerca da gravidade do fenômeno e a busca de adesão para o fim da impunidade. 

Ao lado de ‘Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha’ ‘Desperte para essa causa. Mulher, viver sem violência’ pretende engajar a sociedade na mudança de comportamentos frente à violência de gênero, desconstruir preconceitos e prestar informações sobre as estratégias de eliminação da violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário