Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Procuradoria Geral da República prepara adesão ao Pró-Equidade de Gênero e Raça


19/11 – Procuradoria Geral da República prepara adesão ao Pró-Equidade de Gênero e Raça
Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho, e coordenadora do Pró-Equidade de Gênero e Raça, Simone Schäffer, apresentam programa a equipe da Procuradoria-Geral da República. Foto: Raquel Lasalvia/SPM
Programa incentiva instituições a adotarem ações promotoras da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho
 
O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foi apresentado, nessa segunda-feira (18/11), ao subprocurador-geral da República, Aurélio Veiga Rios, na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. A apresentação do programa foi feita pela secretária nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho.
 
A secretária nacional sanou dúvidas sobre o processo de adesão ao programa, que envolve preenchimento da Ficha Perfil, construção de um plano de ação e composição de um comitê de gênero na instituição. “O Pró-Equidade foi criado em 2005 e consiste em um programa de adesão voluntária de instituições e empresas. Cada instituição cria um plano de ação que construa, internamente, políticas de igualdade de gênero e raça”, explicou.
 
Por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, da qual Aurélio Rios está à frente, a PGR — sede administrativa do Ministério Público Federal (MPF) — pretende aderir formalmente ao programa. Aurélio afirmou que a decisão tem o apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e da vice-procuradora-geral, Ela Wiecko. “Estamos entusiasmados em integrar esta iniciativa. Significa estipular ações e compromissos que devem ser garantidos por todos os servidores e servidoras”, salientou. 
 
O próximo passo da PGR será o preenchimento da Ficha Perfil, que traçará um diagnóstico da estrutura da organização. “Importantes passos já foram dados no sentido de construir relações mais igualitárias, mas há muitos que ainda precisam ser dados. Nossa participação no programa significa a realização de ações concretas que possam reduzir as desigualdades raciais e de gênero”, assinalou Aurélio Rios.
 
Ao dar detalhes da ação, Tatau Godinho acrescentou que a inserção no Pró-Equidade de Gênero e Raça estimula as organizações a olharem para si, observando sua estrutura e composição de funcionários e funcionárias. “O Pró-Equidade certifica a qualidade da gestão e a política interna das instituições”, afirmou. “Ele incentiva a instituição a perceber nuances e desafios para a equidade de gênero e raça na sociedade”, disse.
 
Participaram da reunião a coordenadora do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na SPM, Simone Schäffer; o secretário-geral adjunto do MPF, Danilo Dias; a secretária de Gestão de Pessoas do MPF, Sabrina Maiolino; a secretária de comunicação social do MPF, Cláudia Lemos; e a antropóloga da assessoria multidisciplinar da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF, Emília Botelho. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário