Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Religiosos e religiosas lançam campanha contra o tráfico de pessoas durante a Copa de 2014


Adital

Foto: CRB
Cerca de 150 religiosos e religiosas do Brasil e representantes da Alemanha, Colômbia, Bolívia e Uruguai lançaram na última sexta-feira, 15 de novembro, em Brasília, a campanha "Jogue a favor da vida”. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a problemática do tráfico de pessoas em grandes eventos como a Copa do mundo. A campanha é uma organização da Rede Um Grito pela Vida, formada por religiosas e religiosas que tem abraçado a prevenção do tráfico de seres humanos no Brasil.

A coordenadora, Irmã Eurides de Oliveira, destacou a importância e o significado do lançamento da campanha. "É uma alegria coletiva. Para a Rede Um Grito pela Vida, lançar a campanha de prevenção ao tráfico antes e durante a Copa de 2014 é uma oportunidade singular para o crescimento da visibilidade do problema do tráfico, momento de contribuir para coibir o seu crescimento e chamar a atenção da população para este crime que existe em dimensões tão abrangentes, mas que é bastante invisível para a sociedade”, afirmou.

De acordo com Irmã Eurides, outras organizações, núcleos de enfretamento do tráfico, a Pastoral do Menor, Instituto São Tomás de Aquino dos Jesuítas de Belo Horizonte, a PUC de Minas, a Pastoral do Menor, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, (Unisinos), a Cáritas Internacional e o Ministério da Justiça são os parceiros para a eficácia dessa Campanha, que também será lançada de forma aberta para a toda a sociedade no início de 2014.

A coordenadora disse ainda que se trata de uma campanha de prevenção e informação. material impresso com as devidas orientações do conceito de tráfico, de como se prevenir serão distribuídos nas rodoviárias, nos ônibus, nos aeroportos, nos hotéis das cidades que sediarão a Copa. Os trabalhos iniciam de 18 de maio de 2014 até final do evento.

Além da campanha, foi lançado o primeiro livro da Rede. Trata-se de um subsídio formativo sobre o tráfico de pessoas. "É uma coletânea de textos escritos com a colaboração de vários autores, integrantes da rede, parceiros e colaboradores, com enfoque sociológico, eclesiológico, bíblico e uma coletânea de textos, orações relativos à mística dos nossos encontros, além de uma orientação pedagógica para a capacitação de mutiplicadores”, relatou Irmã Eurides. Para aquisição do livro, o interessado/a deve procurar os núcleos da rede ou a CRB Nacional-Conferência dos Religiosos do Brasil.

Dicas do informativo da CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara dos Deputados para se proteger do problema:

  1. Desconfie de casamentos arranjados por agências e promessas de trabalho com altos rendimentos ou ganhos fáceis;
  2. Não aceite contratos e promessas de emprego sem informações suficientes. Procure se informar com as referencias pessoais e profissionais do seu contratante;
  3. Se viajar para o exterior, leve sempre uma cópia autenticada do passaporte e guarde-o separadamente;
  4. Desconfie se alguém pedir par guardar seus documentos pessoais. Mantenha-os sempre em seu poder;
  5. Os consulados e embaixadas do Brasil no exterior existem para ajudar você, independente se sua situação é regular ou não;
  6. Tenha os números de telefones importantes à mão e aprenda a fazer ligações locais e internacionais;
  7. Mantenha contato constante com alguém da sua confiança no seu país de origem, informando sempre onde e com quem você está, para onde está indo quando estará de volta;
  8. Informe aos familiares mudanças de endereço ou de telefone.

Informações ou suspeitas de casos de tráfico de pessoas ou outra violação aos direitos humanos podem ser denunciadas pelos seguintes centrais:
180 para a central de atendimento à mulher;
100, para denunciar violações aos direitos humanos.
Com informações de Rosinha Martins, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário