Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ofendida com cantadas na rua, mulher confronta homens e grava secretamente suas reações em vídeo

21/07/2014 -
Redação Marie Claire

Americana os enfrentou em locais públicos para tentar entender a origem do comportamento masculino. O resultado foi publicado na internet

MULHER CONFRONTA HOMENS QUE A ASSEDIARAM EM VÍDEO PUBLICADO NA INTERNET (Foto: GETTY IMAGES)
Cansada de ser constantemente assediada na rua, uma jovem americana de 28 anos resolveu confrontar os homens que lhe fizeram cantadas mal-educadas enquanto caminhava por locais públicos e gravou, secretamente, suas reações. O resultado foi divulgado em uma série de vídeos no YouTube.
Lindsey, da cidade de Minneapolis no norte dos Estados Unidos, mostrou como os comentários sexuais sobre as mulheres são ofensivos, apesar de alguns dos homens filmados acreditarem estar fazendo um elogio.
Em um vídeo publicado na quinta-feira (17), a jovem pede a um homem para explicar seu comportamento sexista, mas fica impressionada com a resposta. "De onde venho, nós cantamos as mulheres. Sinto muito se isto a ofende, mas não deveria se sentir assim, porque as mulheres vieram ao mundo para satisfazer ao homem", disse um americano do estado de Ohio apenas identificado como Jared. "Se ela se ofende, não deveria ter nascido", completou.
Lindsey o confrontou em um ponto de ônibus depois que Jared continuou a cantá-la apesar de ela não ter demonstrado interesse. Quando perguntou o motivo da insistência, o americano disse acreditar que ela estava a fim e por isso não iria parar o que estava fazendo. "As mulheres brancas se ofendem quando um negro as aborda", disse.
Mas Lindsey respondeu: "Escuta, eu [poderia] gritar com um homem branco por causa disso, [poderia] gritar com uma mulher por causa disso. A questão é, eu deveria ser capaz de caminhar pela rua assim como você deveria ser capaz de caminhar pela rua", replicou.
Ao site BuzzFeed, a jovem explicou que deseja entender a origem deste comportamento masculino. "O que mais ouço é que eles genuinamente pensam que é um elogio", afirmou.
"As filmagens lhes dão uma plataforma para envergonharem-se da mesma forma que fizeram comigo", contou.
A ideia da gravação surgiu depois que um estranho tocou em seu cabelo em uma escada rolante nos EUA e a chamou de "loirinha". Mas ao lhe dizer poderia simplesmente ter dito "olá", o homem gritou e disse que Lindsey era feia.
A americana, numa tentativa de mudar o comportamento masculino, desenvolveu também uma série de cartões nos quais explica o motivo de as cantadas serem inapropriadas. Cerca de 30 já foram entregues.
Revista Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário