Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 4 de janeiro de 2015

Reveja 18 iniciativas contra o machismo que tornaram o mundo um pouco melhor em 2014

31/12/2014


   por Redação Marie Claire

Apesar dos discursos raivosos e pesquisas que confirmaram os números ainda escandalosos de casos de violência contra a mulher, o ano também foi marcado por mobilizações corajosas e criativas pela igualdade de gênero. Relembre algumas
A cantaora Beyoncé em performance no VMA, em que inseriu falas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (Foto: Getty Images)
A CANTAORA BEYONCÉ EM PERFORMANCE NO VMA, EM QUE INSERIU FALAS DA ESCRITORA 
NIGERIANA CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE (FOTO: GETTY IMAGES)

Sim, nós sabemos que 2014 não foi um ano fácil para os direitos das mulheres ao redor do mundo. Prova disso foi o violento discurso do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que disse que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela não merecia, já no final do ano legislativo, além das várias pesquisas que confirmaram o ainda grande número de casos de abusos, principalmente sexual. Mas este também foi um ano marcado por iniciativas criativas, corajosas e vitórias para o feminismo. Reunimos 18 delas para você relembrar e se inspirar. A luta continua!
Protesto marcado pelas mulheres da campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada (Foto: Facebook)
PROTESTO MARCADO PELAS MULHERES DA CAMPANHA #EUNÃOMEREÇOSERESTUPRADA (FOTO: FACEBOOK)

CAMPANHA “EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA”
Com uma foto seminua tendo como pano de fundo o Congresso, a jornalista Nana Queiroz iniciou a campanha virtual #EuNãoMereçoSerEstuprada, após o Ipea divulgar pesquisa que revelou que 26% dos entrevistados concordavam que mulheres que vestem pouca roupa estão mais sujeitas a estupro. A campanha se tornou um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais.
Voluntários se reúnem no Brooklyn Museum adicionou 101 novos verbetes femininos  (Foto: Reprodução / Twitter)
VOLUNTÁRIOS SE REÚNEM NO BROOKLYN MUSEUM ADICIONOU 101 NOVOS VERBETES FEMININOS 
(FOTO: REPRODUÇÃO / TWITTER)

O PROJETO QUE REÚNE VOLUNTÁRIOS PARA ADICIONAR MULHERES AO WIKIPEDIA
O Project Continua, criado por algumas acadêmicas americanas que reúne voluntários para adicionar biografias de mulheres importantes na história ao Wikipedia. Em fevereiro, a mobilização de 600 voluntários no Brooklyn Museum adicionou 101 novos verbetes femininos à enciclopédia virtual.
MAGGIE COLE SE INDIGNOU COM PROPAGANDA DE PRODUTO EM SUPERMERCADO BRITÂNICO (Foto: TWITTER)
MAGGIE COLE SE INDIGNOU COM PROPAGANDA DE PRODUTO EM SUPERMERCADO BRITÂNICO 
(FOTO: TWITTER)

A MENINA DE 7 ANOS QUE FEZ UMA GIGANTE VAREJISTA SE RETRATAR POR SUGERIR QUE SUPER-HERÓI É COISA DE GAROTO
Fã de Batman, Superman e Homem-Aranha, a britânica Meggie Cole ficou indignada ao se deparar com um cartaz na Tesco que dizia "presente divertido para meninos", e foi fotografada pela mãe. A imagem se espalhou e a loja pediu desculpas a ela.
A iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher a receber maior prêmio da matemática (Foto: Divulgação / Stanford University)
A IRANIANA MARYAM MIRZAKHANI, PRIMEIRA MULHER A RECEBER MAIOR PRÊMIO DA 
MATEMÁTICA (FOTO: DIVULGAÇÃO / STANFORD UNIVERSITY)

PROFESSORA QUE FOI A PRIMEIRA MULHER A GANHAR MEDALHA FIELDS DE MATEMÁTICA
Talvez tenha passado despercebido para muita gente, mas enquanto o brasileiro Arthur Ávila era reconhecido com a medalha Fields, considerada o Nobel da matemática, uma iraniana, Maryam Mirzakhani, se tornava a primeira mulher a conquistar a honraria. Professora da Universidade de Stanford, Mirzakhani foi a única mulher a receber o prêmio, criado em 1936.

GRUPO QUE DENUNCIOU CASOS DE ESTUPROS NA USP
Em novembro deste ano, mulheres que sofreram abusos sexuais na Faculdade de Medicina da USP denunciaram os casos em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os casos vieram à tona após denúncias do Grupo Feminista Geni, formado por estudantes do curso provocaram a abertura de inquérito pelo Ministério Público, além de incentivar a denúncia de casos semelhantes em outras universidades do país.



A VEREADORA QUE DISCURSOU CONTRA VIOLÊNCIA COM CALCINHA NA MÃO
A vereadora confrontou discursos machistas dos colegas ao discursar no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher com uma calcinha na mão. O ato foi uma resposta ao vereador Agamenon Sobra, que havia usado a mesma tribuna para dizer que uma mulher que teria casado sem calcinha merecia ser surrada.



LUCIANA GENRO E O FEMINISMO NAS ELEIÇÕES
Mesmo candidata pelo Psol, partido que faz parte dos chamados “nanicos”, a candidata à Presidência se destacou nas eleições ao defender temas como aborto, violência contra a mulher e casamento civil igualitários nos debates entre os candidatos na TV.

MALALA YOUSAFZAI GANHA NOBEL DA PAZ (Foto: GETTY IMAGES)
MALALA YOUSAFZAI GANHA NOBEL DA PAZ (FOTO: GETTY IMAGES)

O NOBEL DA PAZ DE MALALA
Paquistanesa que desde os 11 anos defende o direito das mulheres à educação no país, onde muitas são proibidas pelo Talibã de estudar, Malala Yousafzai tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, aos 17. Ela doou o valor recebido para a reconstrução de escolas em Gaza.


O DISCURSO DE ELLEN PAGE
Em fevereiro, a atriz indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por “Juno” fez um discurso emocionado contra o bullying e a homofobia em que também se assumiu lésbica.

Emma Sulkowicz carrega colchão como alerta pela violência que sofreu no campus da universidade (Foto: Getty Images)
EMMA SULKOWICZ CARREGA COLCHÃO COMO ALERTA PELA VIOLÊNCIA QUE SOFREU NO 
CAMPUS DA UNIVERSIDADE (FOTO: GETTY IMAGES)

UM COLCHÃO CONTRA A VIOLÊNCIA 
Caloura na Universidade de Columbia, a estudante Emma Sulkowicz foi vítima de estupro por um colega no primeiro dia na instituição. Após ter sido ignorada pela direção, resolveu andar pelo campus carregando o colchão em que foi violentada no campus, como forma de lembrar que seu caso não foi investigado e seu agressor continuava solto.
A atriz transexual Laverne Cox na capa da Time (Foto: Reprodução / Time)
A ATRIZ TRANSEXUAL LAVERNE COX NA CAPA DA TIME (FOTO: REPRODUÇÃO / TIME)

LAVERNE COX E A VISIBILIDADE TRANSEXUAL
Advogada, ativista e atriz da série “Orange is the New Black”, Laverne Cox se tornou uma importante voz contra a transfobia e foi escolhida, por leitores, para estampar uma das capas da revista “Time”. No mesmo ano, também ficou em primeiro lugar na “World Pride Power List”, que reúne os mais influentes pelos direitos LGBT do jornal “The Guardian” e foi a primeira pessoa transgênero indicada a um Emmy, principal prêmio da TV americana.
A ADVOGADA MARIA ELIZABETH ROCHA, QUE ASSUME NESTA SEGUNDA (16) A PRESIDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
A ADVOGADA MARIA ELIZABETH ROCHA, QUE ASSUME NESTA SEGUNDA (16) A PRESIDÊNCIA 
DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (FOTO: DIVULGAÇÃO / ARQUIVO PESSOAL)

PRIMEIRA MULHER A ASSUMIR TRIBUNAL MILITAR
A advogada Maria Elizabeth Rocha assumiu a presidência do principal tribunal militar do país, do qual também foi a primeira ministra indicada, em 2007. Ela se notabilizou pela defesa de direitos homossexuais e da ascensão de mulheres nas Forças Armadas. "A luta para empoderar a mulher tem que ser travada", disse à Marie Claire em julho.
Participante do curso "Tempo de Despertar" folheia cartilha com conteúdo sobre violência doméstica (Foto: Elisa Gargiulo / MP-SP)
PARTICIPANTE DO CURSO "TEMPO DE DESPERTAR" FOLHEIA CARTILHA COM CONTEÚDO SOBRE 
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (FOTO: ELISA GARGIULO / MP-SP)

PROMOTORA QUE PROMOVEU CURSO PARA ACUSADOS PELA LEI MARIA DA PENHA
Projeto-piloto com homens que respondem a processos foi realizado em Taboão da Serra (SP). Homens assistiram a aulas sobre machismo e masculinidade, discussões de gênero e relações familiares. "Quero que eles percebam o que as vítimas sentem quando são violentadas e se conscientizem que são criados em uma cultura machista e patriarcal", disse a promotora Maria Gabriela Manssur à Marie Claire.

Casada há 8 anos, mulher relatou que sofria agressões do marido desde o segundo ano de casamento (Foto: Think Stock)
CASADA HÁ 8 ANOS, MULHER RELATOU QUE SOFRIA AGRESSÕES DO MARIDO DESDE O SEGUNDO 
ANO DE CASAMENTO (FOTO: THINK STOCK)

JUÍZA QUE CONDENOU MARIDO POR ESTUPRAR A PRÓPRIA MULHER
Em decisão rara no Brasil, a juíza Ângela Cristina Leão condenou a 9 anos, 4 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado, um homem acusado de estuprar a própria mulher, em Goiás. Em sua sentença, a magistrada escreveu que “o matrimônio não dá direito ao marido forçar a parceira à conjunção carnal contra a vontade”.

Esmalte desenvolvido por startup muda de cor ao entrar em contato com alguma droga do tipo "Boa noite, Cinderela" (Foto: Think Stock)
ESMALTE DESENVOLVIDO POR STARTUP MUDA DE COR AO ENTRAR EM CONTATO COM ALGUMA 
DROGA DO TIPO "BOA NOITE, CINDERELA" (FOTO: THINK STOCK)

UNIVERSIDADE QUE DESENVOLVEU ESMALTE PARA ALERTAR CONTRA ESTUPRO
Uma startup química de quatro estudantes da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveu um produto que muda de cor quando entra em contato com drogas comumente usadas pelos abusadores para dopar suas vítimas. Para se defender, a usuária só precisa mergulhar a unha na bebida para testar se contém alguma das substâncias.

Adolescentes participam de oficina da Jagriti Youth, no norte da Índia: segundo fundadora, monitores apenas acompanham as discussões, intervindo o menos possível (Foto: Divulgação / Jagriti Youth)
ADOLESCENTES PARTICIPAM DE OFICINA DA JAGRITI YOUTH, NO NORTE DA ÍNDIA: SEGUNDO 
FUNDADORA, MONITORES APENAS ACOMPANHAM AS DISCUSSÕES, INTERVINDO O MENOS POSSÍVEL 
(FOTO: DIVULGAÇÃO / JAGRITI YOUTH)

ONG QUE PROMOVE DISCUSSÃO CONTRA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ÍNDIA
A organização Jagriti Youth  atua com crianças e jovens de 10 a 21 anos no norte da Índia, uma das regiões mais vulneráveis, para promover a igualdade de gênero no país marcado pela violência doméstica.
A ARTISTA EM UMA DAS CARICATURAS EM QUE RESPONDE MENSAGEM DE UM PRETENDE QUE PROPÕE UMA TROCA DE FOTOS: "PEITOS POR PÊNIS?" "E PÊNIS POR PEITOS" (Foto: REPRODUÇÃO / TUMBLR)
A ARTISTA EM UMA DAS CARICATURAS EM QUE RESPONDE MENSAGEM DE UM PRETENDE QUE 
PROPÕE UMA TROCA DE FOTOS: "PEITOS POR PÊNIS?" "E PÊNIS POR PEITOS" 
(FOTO: REPRODUÇÃO / TUMBLR)

A AMERICANA QUE SE VINGOU DAS CANTADAS SEXISTAS NO TINDER
“Queria achar uma maneira de fazer esses homens se sentirem um objeto da mesma maneira que eles fazem com as mulheres", disse Anna Gensler à Marie Claire. Ela transforma as cantadas e piadas sexistas que recebe no site de encontros em projeto que reúne mais de 40 mil seguidores no Instagram.

JULIEN BLANC FOI EXPULSO DA AUSTRÁLIA POR DAR AULAS CONSIDERADAS ABUSIVAS CONTRA MULHERES (Foto: REPRODUÇÃO YOUTUBE/MSDOOM99)
JULIEN BLANC FOI EXPULSO DA AUSTRÁLIA POR DAR AULAS CONSIDERADAS ABUSIVAS 
CONTRA MULHERES (FOTO: REPRODUÇÃO YOUTUBE/MSDOOM99)

O VISTO NEGADO AO AMERICANO QUE ENSINA A “PEGAR MULHER”
O Itamaraty anunciou que negaria visto ao americano Julien Blanc, que viria em janeiro ao Brasil para ensinar técnicas polêmicas de como “pegar mulher”. A informação foi confirmada antes do comunicado oficial por um diplomata do Itamaraty à Marie Claire, que citou reportagem publicada em novembro e um abaixo-assinado que reuniu mais de 150 mil assinaturas.

Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário