19/01/2018
O ato de desenhar é fundamental para o desenvolvimento intelectual durante a infância. É nesse período que aprendemos a transmitir experiências de nossos cotidianos por meio de ilustrações e, com isso, compreendemos o mundo e os papéis que exercemos nele. Porém, da mesma forma que essa capacidade pode auxiliar no aprendizado e no crescimento de crianças, também pode servir para transmitir relatos inconscientes de violências já vividas ou testemunhadas.
Para trazer tal realidade à tona, a ONG norte-americana Amigos for Kids realizou uma exposição de desenhos escolares durante o Miami Art Week de 2017 para chamar atenção para os relatos de abusos implícitos no dia a dia de diversas crianças ao redor do mundo. Intitulado Broken Crayons, o vídeo da ação mostra o comportamento de adultos no momento em que admiravam uma das gravuras expostas e, por um fone de ouvido, ouviam a voz de um menino explicando que a ilustração representava seu treinador abusando sexualmente dos colegas de time.
Confira o vídeo em inglês:
A iniciativa coloca em pauta a discussão sobre a proteção da infância e ressalta a importância de mantermos os olhos sempre abertos para os sinais existentes em desenhos, conversas, pinturas e comportamentos das crianças. Quanto mais rápido uma situação de abuso for identificada, maior é a possibilidade de interromper o ciclo de violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário