Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 10 de novembro de 2013

Aumenta o número de crianças abandonadas em Campina Grande

Pelo menos 18 casos de abandono já foram contabilizados na cidade.
Na última segunda-feira (4) uma criança de três anos foi resgatada pela PM.

Do G1 PB

Um levantamento realizado por três, dentre os quatro Conselhos Tutelares de Campina Grande revelam que no período de janeiro a outubro deste ano já foram registrados pelo menos 18 casos de abandono de crianças na cidade, durante o mesmo período no ano de 2012 foram registrados 12 casos, seis a menos.
A maioria das ocorrências deste ano foi registrada pelo Conselho Tutelar da Zona Sul, que atende  os bairros do Tambor, Rosa Cruz, Catolé e Presidente Médici. Lá, foram registrados de janeiro a outubro deste ano 13 ocorrências.
Durante todo o ano passado, segundo levantamento  foram contabilizados sete casos na região. No conselho que atende aos bairros do José Pinheiro, Monte Castelo e Santo Antônio, na Zona Leste, foram contabilizadas quatro ocorrências em 2013, uma a mais que no ano passado. Deixar crianças e adolescentes
Na última segunda-feira (4) uma criança de três anos abandonada no 3º andar de um prédio, no Centro da cidade foi resgatada quando Policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar passavam pela Rua Tavares Cavalcante e perceberam que a criança no 3º andar estava tentando pular da varanda do prédio, o que fez a equipe voltar para o local.
“O porteiro abriu pra gente o apartamento e quando entramos nos deparamos com ele sem roupa, em meio a vários objetos espalhados e com bastante lixo no chão”, contou a tenente Flávia de Lima, coordenadora do Policiamento do 2º BPM, que vestiu a criança com uma roupa e a levou para a Delegacia da Infância e Juventude, onde foi entregue para o conselho tutelar. Depois, o menino foi levado para a casa da acolhida do bairro da Prata, onde está recebendo assistência.

A mãe da criança apareceu minutos depois do resgate e também foi levada até a Delegacia, onde foi autuada pelo crime de abandono de incapaz.

“Antes de sermos policiais, nós somos seres humanos e, como tais, ficamos extremamente tristes e chocados ao presenciarmos uma cena de uma criança abandonada, em um apartamento cheio de lixo e sem a atenção devida que ela merece nesta idade tão delicada”, declarou a policial.

Criança foi levada para um abrigo

A criança abandonada que foi encontrada em um apartamento não foi recebida pelos parentes. Segundo o Conselho Tutelar, o avô do menino de três anos se recusou a cuidar dele. O familiar informou à conselheira que tem idade avançada e por causa disso não tem condições de ficar com o neto. A criança acabou sendo levada para um abrigo, segundo divulgou o conselho nesta quarta-feira (6), e deve ficar lá até o fim do processo judicial.
Imagens registradas pela TV Paraíba no local mostram que a criança convivia com lixo, trancada em um quarto sem água e comida. A mãe enfrenta no judiciário uma ordem de despejo. Ao Conselho Tutelar, ela alegou que tinha começado a trabalhar e naquele dia não teve como levar o filho para a creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário