DE SÃO PAULO
Até o final deste ano, denúncias anônimas relativas a oito tipos de crime cometidos no Estado de São Paulo -como sequestro, roubo e furto de veículo e tráfico de drogas- vão poder ser feitas por meio da internet.
O anúncio do serviço "Web Denúncia, uma extensão do Disque Denúncia 181, foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O objetivo da medida, segundo o governo, é agilizar e tornar mais prática a maneira de passar informações que possam auxiliar o trabalho de investigação da polícia.
"O cidadão, por celular, tablet e computador, vai poder encaminhar foto, documento, relatório e poder descrever pessoas. Tudo com absoluto anonimato, igual ao Disque Denúncia", diz Alckmin.
A plataforma onde os usuários poderão registrar as denúncias é elaborada pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Instituto São Paulo Contra a Violência.
De acordo com o governo do Estado, "mecanismos de segurança" vão permitir o anonimato do denunciante na hora do registro.
As denúncias poderão ser feitas 24 horas por dia. Para registrá-las, a pessoa terá de preencher um formulário de perguntas.
Quando concluir o processo, o usuário receberá uma senha para poder voltar à plataforma e acompanhar a apuração do fato realizada pela polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário